VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sábado, 23 de abril de 2016

Tablet e celular são vilões para os olhos

23/04 - 23:26

23/04/2016 23:20:00

Estudo revela que 21% das crianças que usam aparelhos por até 6 horas têm problema de visão


Rio – Não é fácil convencer a pequena Rebecca, de 9 anos, de que o celular não pode acompanhá-la na cama antes de dormir, horário em que a menina costuma assistir à novela ‘Carrossel’ na tela do smartphone. Entretanto, controlar o vício de crianças cada vez mais jovens em celulares e tablets tem sido uma forte preocupação dos pais, que, alertados por estudos e especialistas, não querem ver a visão e a coordenação psicomotora dos filhos prejudicadas. 

A gerente de relacionamento Lívia Cavalcante, mãe de Rebecca, explica que o uso das tecnologias por parte da menina é monitorado. Estudante do período vespertino, ela tem acesso ao celular 30 minutos pela manhã, antes do colégio, e 30 à noite, quando chega em casa. “Se deixar, ela usa até no banheiro, na hora de dormir, de acordar”, comenta.


Maioria dos lares brasileiros acessa internet por smartphone: uso excessivo pode acarretar problemas de visão e comportamento em crianças

Foto: Divulgação


Segundo a mãe, a miopia de Rebecca e de outras crianças tem sido potencializada pelo manuseio cada vez mais precoce desses dispositivos, uma ideia que reverbera entre especialistas. Um estudo do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, observou 360 crianças, de 6 a 9 anos, que usavam o computador por até seis horas ininterruptas. Delas, 21% apresentaram dificuldade de enxergar a longa distância, número bem acima dos 12% apontados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O problema se agrava ao analisar a rápida ascensão dos smartphones, que, de acordo com uma pesquisa recente do IBGE, já ultrapassam os computadores em território nacional. Dos 36,8 milhões de lares que participaram do levantamento, 80,4% utilizam o dispositivo. Isso inclui outros problemas de visão, como a fadiga visual, e gera consequências mais indiretas, como a perda do sono, que não se limitam às crianças. O oftalmologista Queiroz Neto recomenda evitar o uso noturno de qualquer tipo de mídia, porque a luz azul contida nelas prejudica a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono.

A psiquiatria também estuda essa questão. André Brasil, da Associação Brasileira de Psiquiatria, ressalta que os adultos também são prejudicados por esse vício das sociedades urbanas. De acordo com ele, o ser humano tem tendência à solidão e ao isolamento, e a internet surge como uma válvula de escape para os mais tímidos. André Brasil traça uma analogia entre o vício em jogos e em drogas. Em ambos os casos, diz, há o prazer instantâneo, que, se for tirado do usuário, provoca abstinência. “A pessoa começa a ficar incomodada. São os mesmos fenômenos bioquímicos”, completa.

Em meio a isso tudo, há mães que já estão preocupadas com o futuro dos filhos pequenos. A fisioterapeuta Júlia Novaes, mãe do pequeno Gabriel, de 1 ano, acha difícil a criança não ter interesse em tecnologia enquanto os pais estão mexendo o tempo todo no celular. Para ela, o principal problema que o uso excessivo pode acarretar para a posteridade das crianças é um mau desenvolvimento da motricidade. “Elas ficam muito paradas”, lamenta.

Coordenadora do Centro Educacional da Lagoa, onde Gabriel estuda, Elizabeth Soto comenta que, lá, as tecnologias são usadas como ferramentas, não como fins. “Não negamos o avanço, mas não enfatizamos a brincadeira de computador. A escola tem que primar pelo desenvolvimento físico e intelectual”, opina Elizabeth, que desenvolve no colégio atividades psicomotoras de acordo com a idade das crianças.


DICAS PARA EVITAR A FADIGA VISUAL

Confira as recomendações do especialista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier:

1. Independente da mídia, evite em locais muito iluminados. Isso contrai as pupilas e diminui o contraste dos celulares.

2. Mantenha o celular a distância mínima de 30 centímetros e o monitor a 60cm.

3. O celular deve ficar 45 cm abaixo do olho e o monitor entre 10 a 20 cm.

4. Olhe para um ponto distante de 5 a 10 minutos a cada hora de navegação.

5. Aumente o tamanho das letras, regule a tela com o máximo contraste e pouca luminosidade.

6. Mantenha a tela do monitor ou celular sempre limpas.

7. Evite o ofuscamento não posicionando o monitor ou celular de frente para janelas.

8. Lembre-se de piscar voluntariamente quando usar internet fixa.

9.Quem passou dos 40 e tem presbiopia deve usar óculos apropriados para o computador. Muitos não utilizam. 

Fonte: Jornal O Dia
http://odia.ig.com.br







Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02