23/04 - 22:15
A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN – sigla em inglês)liberou uma quantidade realmente massiva de dados obtidos através de suas pesquisas com o Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons – LHC), o maior acelerador de partículas do mundo. É um total de 300TB de dados emacesso aberto ao público que foram coletados em 2011 pelo centro de pesquisas.
“Quando esgotamos nossa exploração dos dados, não vemos razão alguma para não deixá-los publicamente disponíveis. Os benefícios são numerosos, desde inspirar estudantes do ensino médio ao treinamento dos físicos de partículas do futuro. E pessoalmente, como um coordenador da preservação de dados do setor, essa é uma parte crucial para assegurar a disponibilidade a longo prazo dos nossos dados de pesquisa.“
São dois tipos de dados, os primários são originais e usados pelos próprios pesquisadores, enquanto os secundários são menos exigentes e direcionados aos estudantes. Há também alguns tutoriais e ferramentas simples para serem usadas na análise dos dados.
Matéria retirada do site:
Link encurtado: http://adf.ly/1Zknfb/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário