VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Petrobras superestimou em US$ 45 bi o retorno de 59 grandes projetos

Projeções otimistas adotadas na avaliação inicial não se confirmaram. Com isso, mais de 40% do ganho estimado foi reduzido

06/04/2016 às 11:02 - Atualizado em 06/04/2016 às 11:21


A perda de rentabilidade não tinha relação com a oscilação do preço do petróleo e dizia respeito apenas à eficiência de planejamento e execução(Paulo Whitaker/Reuters)

A diretoria executiva da Petrobras sabia, já em 2014, que a rentabilidade dos seus 59 maiores projetos em andamento seria reduzida em 45 bilhões de dólares, ou 165 bilhões de reais ao câmbio atual, em relação à expectativa, devido às projeções otimistas adotadas nos cálculos. A informação, divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Valor Econômico, consta de relatórios internos e que foram encaminhados aos conselhos de administração e fiscal na última semana, como denúncia anônima de funcionários da empresa.

De acordo com a reportagem, a perda de rentabilidade não tinha relação com a oscilação do preço do petróleo e dizia respeito apenas à eficiência de planejamento e execução. As projeções adotadas na avaliação inicial dos projetos não se confirmaram, fazendo com que o retorno esperado de 109 bilhões de dólares tivesse mais de 40% de redução devido às variações negativas em relação às premissas usadas para prazo, produção, custo operacional e investimento.

De acordo com o relatório, se os projetos mantivessem prazos, custos operacionais e de investimento, escopo e produção previstos na aprovação do projeto básico, o resultado [positivo] seria de 109 bilhões de dólares em vez de 64,1 bilhões de dólares.

A reportagem mostra ainda que o preço do petróleo é um "fator não gerenciável" e que pode suavizar ou acentuar as perdas de rentabilidade com os fatores gerenciáveis. Ou seja, quanto menos eficiente for um projeto, mais exposta a companhia fica às oscilações do preço do barril. Em 2014, o valor médio do barril ficou acima de 99 dólares, enquanto a média neste ano está em torno de 36 dólares.

Do total de redução da rentabilidade verificada em 2014, 34 bilhões de dólares (75%) ocorreram nos projetos de Exploração e Produção (E&P), o coração da petrolífera, mostrou o relatório. Dos 59 projetos avaliados em 2014, exploração e produção (34) e abastecimento (11) concentravam os principais.





Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02