VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

segunda-feira, 14 de março de 2016

Prévia do PIB começa o ano em queda de 0,61%, diz BC


Em janeiro, indicador teve queda pelo décimo primeiro mês seguido. Também foi o maior recuo desde agosto de 2015, quando houve queda de 0,92%

14/03/2016 às 09:02 - Atualizado em 14/03/2016 às 10:33


Última vez que o indicador teve aumento foi em fevereiro de 2015, com alta de 0,47% sobre janeiro(Divulgação/Petrobras/VEJA)


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,61% em janeiro sobre dezembro, apontaram dados desassonalizados divulgados pelo BC nesta segunda-feira.

A expectativa de analistas em pesquisa da Reuters era de crescimento de 0,1% na comparação mensal em janeiro, segundo a mediana de 13 projeções. Na comparação com janeiro do ano passado, a retração é de 6,70% e, em doze meses, a contração é de 4,44%, também após ajuste sazonal.

A queda do indicador em janeiro marca o décimo primeiro mês seguido de contração na prévia do PIB. Também foi a maior retração mensal desde agosto do ano passado, quando houve recuo de 0,92%. A última vez que o indicador teve aumento foi em fevereiro de 2015, com alta de 0,47% sobre janeiro.

A retração reflete, principalmente, perdas nos setores de varejo e serviços, que iniciaram o ano com queda de 1,5% em janeiro sobre dezembro e de 5% sobre janeiro de 2015, respectivamente.Isso ofuscou a alta inesperada de 0,4% na produção industrial em janeiro sobre dezembro, dado positivo, mas que não indica mudança de tendência no setor.

O economista do Goldman Sachs Alberto Ramos afirmou em nota que o dado surpreendeu negativamente, e que a expectativa é de novo recuo do IBC-Br em fevereiro, em meio a um ambiente marcado por inflação alta, condições mais duras de financiamento e deterioração do mercado de trabalho.

"Do lado positivo, uma taxa de câmbio mais competitiva e uma fraca demanda doméstica deverão gradualmente elevar a contribuição das exportações líquidas para o crescimento e fornecer um piso para a contração esperada para o PIB nos trimestres à frente", destacou.

O economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima, apontou em relatório que o índice deverá seguir mostrando piora no acumulado em 12 meses "até mais ou menos o terceiro trimestre de 2016, quando, com a base fraca de comparação, algum alívio deve se dar".

O IBC-Br incorpora projeções para a produção no setor de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve retração de 3,8%, a maior queda em 25 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para 2016, o mercado financeiro acredita que o PIB terá novamente forte retração. A expectativa de analistas ouvidos pelo BC na semana passada em pesquisa Focus é de uma contração de 3,54%.





Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02