Canonical, responsável pela criação do sistema operacional baseado em Linux, Ubuntu, apresentou, ainda nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, seu primeiro tablet a rodar a plataforma desenvolvida por ela mesma. BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition chega neste mês ao mercado de telefonia móvel, cuja presença de ambientes virtuais já pode estar saturada, levando em conta a alta participação do Android e iOS, sendo complementada pelo Windows, com a dura missão de combater tais fortes concorrentes. O que pode chamar mais atenção no dispositivo portátil de tela avantajada, entretanto, é uma experiência 'convergida' do desktop, e não uma interface criada exclusivamente para tablets, resultando um ecossistema especialmente similar entre os eletrônicos que podem rodar o software. Seria algo próximo ao Microsoft Continuum, porém sem o dock especial.
O fato do tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition usar o sistema operacional sem quaisquer modificações em seu núcleo, embora haja alteração em design, mesmo que sutil, indica que o usuário que adquirir uma unidade do mesmo terá a exata mesma experiência do que teria se estivesse usando um desktop. A forma dos ícones, tipos de menus, configurações, aplicativos e demais elementos encontrados no ambiente virtual baseado em Linux são todos iguais aos identificados em computadores e em laptops, então não pensei que ficará defasado por estar utilizando um modelo com display sensível ao toque. Ainda não se trata da promessa da Canonical de criar uma ferramenta similar à Microsoft Continuum, encontrada no Windows 10 Mobile, porém aproxima-se por promover o uso do software quase completo em um tablet. Em termos técnicos, possui uma lista de especificações gerais que pode ser categorizada como intermediária, principalmente por sua quantidade de RAM e seu chipset. Acompanhe abaixo o conjunto, na íntegra:
- Tela de 10,1 polegadas com capacidades de multitoque e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) para a reprodução de conteúdo
- 2 GB de RAM
- Chipset MediaTek MT8163A, feito em arquitetura de endereços de 64 bits
- Processador de quatro núcleos, cada um deles rodando a 1,5 GHz
- ARM Mali como placa gráfica (versão não divulgada)
- 16 GB de memória para o armazenamento interno, podendo ser expandida via cartão microSD de até 64 GB
- Câmera principal de 12 megapixels, incluindo autofoco e LED duplo para o flash
- Alto-falantes frontais
- Conexão para cabos micro HDMI
- Dimensões de 246 x 171 x 8,2 milímetros
- Peso de 470 gramas (bem leve para a categoria)
- Bateria de 7280 mAh
- Ubuntu como sistema operacional
- Preço e disponibilidade do BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition
Canonical diz que o BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition estará disponível para a comercialização a partir do segundo trimestre deste ano de 2016, porém o Brasil não deve ser um dos países felizardos a liberarem a venda da mais nova investida em tablets da empresa. Em relação ao preço, da mesma forma, nada foi divulgado, porém a edição sem utilizar o Ubuntu como sistema operacional padrão pode dar uma ideia do que esperar para o modelo, pois, no exterior, o mesmo sai por cerca de 240 euros, ou quase 1.050 reais, usando a cotação atual do euro como base de conversão e ignorando os impostos brasileiros.
Matéria retirada do site:
http://www.tudocelular.com/ubuntu/noticias/n66922/BQ-Aquaris-M10-Ubuntu-Edition.html, com adaptações.
Link encurtado: http://adf.ly/1WWK26/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário