VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Desemprego fica estável na RMPA, mas rendimento cai até 3,6%

TRABALHO 24/02/2016 - 12h33min. Alterada em 24/02 às 13h33min

MARCELO G. RIBEIRO/JC


No mês passado, desempregados somaram 180 mil pessoas

Patrícia Comunello


O desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) subiu levemente em janeiro. A taxa passou de 9,6%, em dezembro de 2015, para 9,7% no mês passado. Para a equipe responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o comportamento do indicador mostrou estabilidade.

Mas a renda mantém a trajetória de queda que já dura 12 meses. Comparado a janeiro de 2015, o valor dos rendimentos médios dos ocupados caiu 8%, ainda menos que a inflação do INPC (IBGE), que fechou em 11,31% no mesmo período. O indicador é o mais usado nas negociações coletivas para reajuste de salários.

Já os trabalhadores assalariados (com e sem carteira) foram os que mais perderam, com queda de 11,8% no rendimento médio, acima da variação do INPC. Em janeiro, os rendimentos continuam perdendo valor, com redução de 2,1% na remuneração dos ocupados e 3,6% na dos assalariados.

Foi a redução na oferta de vagas que influenciou a leve alta da taxa de desocupação, já que o contingente de desempregados reduziu de 183 mil a 180 mil na RMPA nos dois meses. A ocupação caiu 2,7% em janeiro frente a dezembro. 

A aparente contradição (alta da taxa de desocupação e menos desempregados) é explicada pela influência de outro movimento - a saída de pessoas do mercado de trabalho. A População Economicamente Ativa (PEA) - que reúne tanto ocupados como desempregados - recuou 2,6% no mês passado, ficando em 1,857 milhão de pessoas ante o 1,907 milhão de dezembro - 50 mil a menos.

“São pessoas que se aposentaram, que desistiram de procurar emprego ou que estão postergando a procura porque acham que devem esperar uma conjuntura mais favorável", esclareceu a pesquisadora Virginia Donoso, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

"Pode haver um contingente de pessoas que está desanimada porque procura emprego e não encontra,”
A expectativa do Dieese, Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é que após janeiro e fevereiro, período de férias e menor oferta de vagas, ocorra a volta das pessoas ao mercado em busca de emprego. "A PEA deve voltar a crescer”, acrescenta Virginia.

No mês passado, a população de ocupados perdeu 47 mil pessoas (frente a janeiro de 2015, são 118 mil a menos com trabalho, -6,6%). Os ocupados abrangiam 1,677 milhão de trabalhadores. Os desempregados somaram 180 mil pessoas no mês passado, alta de 3 mil pessoas. 

Os setores que mais cortaram vagas foram construção civil (-9,8%), indústria de transformação (-5,7%) e serviços (-3,7%). Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas mostraram recuperação, com alta de 7,1% na criação de oportunidades.





Matéria retirada do site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02