VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Venezuela confirma que tem inflação mais alta do mundo


Há 25 minutos


Image copyrightAFPImage captionInflação até setembro de 2015 era de 141%, segundo governo; especialista diz que ela chegou a 392% neste janeiro

Ao mesmo tempo em que o governo venezuelano decretava, nesta sexta-feira, um estado de emergência econômica em todo o território pelos próximos 60 dias, o Banco Central do país revelou novas cifras confirmando a elevada inflação do país como a mais alta do planeta.


Depois de cerca de um ano sem divulgar dados oficiais sobre o assunto, o Banco Central da Venezuela (BCV) indicou que a inflação anual até setembro de 2015 chegou a 141%.

Na última vez em que foram divulgados dados oficiais sobre o aumento do custo de vida no país, em fevereiro de 2015, a estimativa das autoridades chegava a 70% do atual.

Segundo o BCV, a inflação acumulada nos nove primeiros meses de 2015 foi de 108,7%.

Estas cifras confirmam o que observadores dizem há algum tempo: a Venezuela tem a maior taxa de inflação do mundo na atualidade.

O governo venezuelano atribuiu a complexa situação econômica que enfrenta o país a uma "guerra econômica" que seria empreendida por empresários nacionais e governos estrangeiros hostis à "Revolução Bolivariana".

A oposição ao governo do presidente Nicolás Maduro afirma, no entanto, que a crise econômica se deve principalmente ao que eles consideram políticas econômicas equivocadas, em particular quanto ao controle do câmbio e dos preços.

A Venezuela também sofreu as consequências da queda vertiginosa dos preços do petróleo – que representa mais de 90% das suas exportações – em 2015.
Ainda pior

Alguns especialistas advertem que a situação da inflação na Venezuela é ainda pior do que a revelam as cifras do Banco Central da Venezuela.

Steve Hanke, acadêmico da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos, especialista internacional em hiperinflação e frequente crítico do governo de Nicolás Maduro, acredita que as cifras do BCV estão equivocadas.

"Minhas estimativas dizem que no último dia 13 de janeiro, a inflação anual na Venezuela chegava a 392%", disse à BBC Mundo, uma cifra que seria mais que o dobro do que reconhecem as autoridades.

Hanke afirma que a inflação da Venezuela é tão alta que o banco central teria dificuldade de medi-la com precisão usando métodos convencionais, devido à constante mudança dos preços.

Mas o acadêmico também afirma que, até mesmo no índice que o BCV admite, a inflação venezuelana é maior do mundo.

Especialistas comentam que a declaração de emergência econômica desta sexta-feira significa uma admissão por parte de Caracas da magnitude da crise econômica que acomete o país.


Image copyrightReutersImage caption

Baixa nos preços do petróleo e inflação formam cenário de crise na Venezuela


Emergência

A emergência econômica é uma das modalidades de estado de exceção previstas na Constituição para quando ocorram "circunstâncias econômicas extraordinárias que afetem a vida econômica da nação".

O decreto não especifica se haverá alguma mudança drástica na política econômica do país, mas especula-se que o país planeje uma desvalorização cambial e elevação no preço subsidiado dos combustíveis.

Os venezuelanos padecem de uma crise econômica profunda, com o petróleo atingindo seu preço mais baixo em mais de uma década – além de altos índices de inflação e escassez de itens básicos.

A medida ocorre horas depois de o presidente Maduro apresentar sua prestação de contas anual à Assembleia Nacional, que pela primeira vez é dominada pela oposição.

O Parlamento de maioria opositora ainda tem que aprovar a declaração de emergência econômica – embora a legislação local diga que a norma entra em vigor na sua publicação.

Caso a norma seja rejeitada pelos parlamentares, o governo pode recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça.






Link encurtado: http://adf.ly/1VFkVk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02