27/01/2016 07h57 - Atualizado em 27/01/2016 09h15
Índice das maiores companhias de Xangai e Shenzen caiu 0,35%.
Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 2,72%, a 17.163 pontos.
Da Reuters
As ações chinesas recuperaram grande parte das perdas registradas durante o dia ao final de um pregão instável nesta quarta-feira (27), terminando com ligeira queda, enquanto o restante das ações asiáticas conseguiu reverter a tendência e fechar em alta.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,35%, enquanto o índice de Xangai teve baixa de 0,5%. Durante o pregão, o índice SSEC chegou a registrar queda de 3%, enquanto o CSI300 chegou a cair 2,4%.
Com a queda, as perdas nesses mercados no ano chegaram a cerca de 22%, ou 12 trilhões de iuanes (US$ 1,8 trilhão).
Os mercados chineses começaram o ano com quedas acentuadas e uma forte depreciação do iuan, e a pressão de vendas tem persistido com os dados econômicos confirmando a desaceleração do crescimento e a deterioração das condições de negócios, golpeando a confiança nas ações.
O analista do Cinda Securities Gu Yongtai disse que a perspectiva dos investidores de terem que vender ações que compraram com dinheiro emprestado para cobrir as chamadas de margens também afetaram a confiança.
"Existem temores de que as quedas dos preços de ações provoquem chamadas de margem, o que acrescenta mais pressão aos preços, embora o volume real de liquidação forçada não seja tão grande quanto as pessoas imaginariam", disse Gu.
Os volumes de negócios se reduziram, tornando os preços mais voláteis, já que muitos investidores desistiram das ações chinesas desde o ano passado quando as ações afundaram 40%.
Os problemas chineses afetaram o apetite por risco nos mercados globais, junto com a queda dos preços do petróleo. Os investidores ao redor do mundo vão esperar para ver se o caos do mercado das últimas semanas e as preocupações com a desaceleração econômica da China podem afetar a perspectiva de aumento gradual dos juros pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos. A expectativa é de que o Fed deixe a taxa de juros inalterada nesta quarta-feira.
Os investidores continuam cautelosos com mais enfraquecimento do iuan, apesar de o banco central chinês ter mantido a taxa referencial diária da moeda pouco alterada desde que assustou os mercados com uma forte correção no começo de janeiro.
Às 7:29 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha alta de 0,56%. Entretanto, a confiança ainda era frágil diante da queda dos preços do petróleo e dos mercados chineses antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, ao final do dia.
Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 2,72%, a 17.163 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,02%, a 19.052 pontos. Em Xangai, o índice SSEC perdeu 0,5%, a 2.736 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzen, retrocedeu 0,35%, a 2.930 pontos.
Em Seul, o índice Kospi teve valorização de 1,4%, a 1.897 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,27%, a 7.849 pontos. Em Cingapura, o índice Straits Times valorizou-se 0,02%, a 2.546 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 recuou 1,2%, a 4.946 pontos.
Matéria retirada do site:
Link encurtado: http://adf.ly/1Vyxtm/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário