VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Comida junina: nutricionista dá dicas para manter a saúde

QUARTA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2015, 15H01
MODIFICADO: QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2015, 10H56

Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas juninas com uma alimentação saudável

Monique Coutinho
Da redação

Fogueiras, cantigas, danças e comidas típicas. É difícil encontrar alguém que não goste da tradicional festa junina. Comemorada todos os anos nos quatro cantos do país, o costume tem como objetivo celebrar os dias de São Pedro, Santo Antônio e São João, e consequentemente, trazer animação e alegria para todos.


Segundo a nutricionista Marina Rosa Monteiro, os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. / Fonte: Arquivo pessoal

Uma das principais atrações da festa são as comidas típicas. Diante de tantas gostosuras para saborear, a nutricionista Marina Rosa Monteiro faz um alerta acerca da quantidade de comida ingerida nessa época do ano.

Segundo ela, é preciso tomar cuidado em vários aspectos, desde a higiene, até o valor calórico de cada um dos alimentos.

“O primeiro cuidado que devemos ter é com a qualidade do alimento e com as questões de higiene. A maioria desses alimentos são perecíveis e acabam estragando com mais facilidade. Muito cuidado principalmente com os alimentos que levam leite e são fáceis de ser contaminados. Outro cuidado é com a quantidade que iremos consumir. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos.”

A nutricionista cita os alimentos menos calóricos e que, moderadamente, podem ser consumidos sem peso de consciência, pois os mesmos trazem benefícios para a saúde da pessoa:

“O milho que é fonte de folato, substância necessária para produzir glóbulos vermelhos, e de tiamina que auxilia no metabolismo da energia, mantendo o apetite e as funções nervosas em equilíbrio; além da vitamina A e C, do potássio, ferro e fibras. O pinhão que é servido cozido. A batata-doce que é servida assada e tem um índice glicêmico baixo, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue; e o amendoim, que traz diversos benefícios à saúde, pois contém um poderoso antioxidante (vitamina E) e sua gordura, que através dela, as vitaminas A, D, E, K são absorvidas”.

Frituras, embutidos e açucarados

A nutricionista enfatiza ainda os cuidados que se deve tomar com relação aos excessos de alimentos que contém gorduras saturadas e sódio, como os salgados fritos e os embutidos. Além desses, existem também os açucarados, que podem ser um perigo para os dentes e favorecer o ganho de peso.

“O açúcar aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gota, fígado gorduroso e alguns tipos de câncer. Outra preocupação é o aumento da hiperatividade com redução na capacidade de concentração e irritabilidade. O alto consumo de doces, balas e refrigerantes pode aumentar a concentração de insulina e adrenalina no sangue, que em excesso provocam ansiedade, excitação e dificuldade de concentração”, explicou.

Segundo Marina, os alimentos de festa junina, geralmente, são muito calóricos. Por isso a dica é não ir à festa com muita fome. “Faça um lanchinho antes de sair de casa”, aconselha.

Outra dica é substituir as receitas tradicionais por outras mais saudáveis. Como por exemplo, o bolo de fubá comum, que pode ser trocado pelo bolo de fubá integral, e o arroz-doce, que pode ser preparado sem o leite condensado e com arroz integral. (Veja algumas sugestões de receita no final da matéria)

“Devemos evitar ao máximo gorduras ruins. Elas não trazem benefícios para a saúde, pelo contrário, levam ao aparecimento de complicações graves. Uma vida desregrada e com maus hábitos alimentares será sempre resultado de uma variedade de problemas.”

Confira as calorias de alguns dos alimentos mais degustados na festa junina:

A maior festa de São João do mundo

No Brasil, a região nordeste é o local onde a comemoração é marcante e celebrada com maior intensidade. E é Campina Grande (PB), a cidade que cedia a maior festa de São João do mundo.

De acordo com a campinense Marília Nascimento, neste espaço é montada uma cidade cenográfica, onde pode-se ver algumas réplicas de prédios importantes, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, o Museu Histórico e Geográfico e o Cassino Eldorado.

“Também é montada uma grande fogueira cenográfica, com cerca de 20 metros de altura. Ilhas de forró são montadas ao longo do Parque do Povo (…) Existe também uma pirâmide, que é um espaço coberto onde se realiza campeonatos e apresentações de quadrilhas da cidade e das cidades circunvizinhas.”

Tradicional festa de São João, em Campina Grande (PB) / Foto: Site Oficial

Além de tudo isso, a festa conta também com instalações de barracas e restaurantes locais, que montam suas estruturas no Parque do Povo e disponibiliza para os festeiros muitas variedades, incluindo as típicas comidas da região, como o cuscuz e a canjica nordestina.

“O cuscuz e a canjica nordestina são diferentes dos produzidos nos outros lugares. O cuscuz é simples de fazer. Pode ser acompanhado de leite, manteiga, queijo, coco ou usado para uma deliciosa farofa com algumas verduras, ovo ou com algum outro ingrediente da preferência do degustador. A nossa canjica é basicamente um creme de milho muito saboroso que tem a consistência de um pudim de leite”, diz Marília.

A campinense conclui afirmando que os pratos que não podem faltar na mesa dos nordestinos durante a festa de São João são a tradicional pamonha, a canjica e o curau. “Mas tem diversos doces e bolos feitos à base de milho e coco que são muito procurados e degustados por todos”.

Confira abaixo as receitas sugeridas pela nutricionista:

Arroz doce, sem leite condensado.

Ingredientes:
1 copo de arroz integral
2 copos de água
250 ml de leite A
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Essência de baunilha
Canela para polvilhar

Preparo: Cozinhar o arroz integral, em fogo baixo e destampado, enquanto isso misture 250 ml de leite com 2 colher de sopa de mascavo (tal e qual para diabéticos) e misture bem. Quando a água do arroz secar, adicione esse leite misturado com açúcar. Deixe em fogo baixo e não pare de misturar, depois acrescente a essência de baunilha, desligue o fogo e mexa. Na travessa polvilhe canela por cima e sirva quentinho.

Bolo de Fubá Integral

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de leite
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento

Preparo: Bata as claras em neve e reserve. Depois bata as gemas com o açúcar, acrescentando o leite fervendo, o fubá e a farinha. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente as claras em neve e por último o fermento. Leve ao forno pré aquecido 180 graus por 30 minutos






Link encurtado: http://adf.ly/1Jn0If

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02