postado em 22/05/2015 20:15 / atualizado em 22/05/2015 20:33
A tradicional Festa de Pentecostes, que começou nesta sexta-feira (22/5), às 10h, e vai até domingo (24/5), causa engarrafamento nas proximidades do Taguaparque, sede do evento há cinco anos. A velocidade média dos motoristas era de aproximadamente 10km/h por volta de 20h30. Houve mudanças no trânsito do local: a via principal do parque foi bloqueada para o fluxo de veículos. Já no domingo, a interdição será ainda mais cedo, a partir das 9h.
Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal fecharam os retornos próximos ao viaduto da Samdu e também perto do Banco Bradesco, que dá acesso à via no sentido Elmo Serejo. Nas proximidades do Taguaparque, há estacionamento público destinado a carros e motos. Uma área específica também foi reservada para ônibus. Na hora da saída, os veículos podem deixar o espaço por três caminhos diferentes. A rota A é de sentido único para Taguatinga Centro, a B dá acesso à Estrutural e a C leva ao Pistão Norte. Segundo o Detran-DF, na hora da saída, a via central do Taguaparque, antes bloqueada, terá sentido duplo.
A festa
Com expectativa de um público de 500 mil fieis em cada um dos três dias, o evento relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Cristo. O lema desta edição refere-se a passagem do Livro de Jó, um dos personagens mais antigos da Bíblia: “Meus ouvidos ouviram falar de ti, mas agora meus próprios olhos te viram em Pentecostes”.
Idealizada pelo padre Moacir Anastácio, a Festa de Pentecostes ocorreu pela primeira vez, em 1999, na Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul. A partir de 2000, o espaço da igreja não comportou mais a crescente quantidade de participantes. Por oito anos, a celebração foi realizada no Pistão Park Show e, em 2011, acabou transferida para o Parque Leão, no Recanto das Emas. No entanto, foi necessário um espaço maior. Desde então, o palco da festa é o Taguaparque.
Texto retirado do site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário