VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Cachaça, uva e manga da Bahia têm selo de origem

06/11/2017

Editoria: Geociências


A cachaça de Abaíra e as uvas de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco são os representantes baianos no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, produzido pelo IBGE em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A versão 2017 do mapa, divulgada em setembro deste ano, mostra os 53 produtos e serviços brasileiros com Selos de Indicações Geográficas.



A Indicação Geográfica atesta a origem e as condições especiais de fabricação dos produtos certificados, permitindo que os consumidores tenham informações confiáveis sobre a qualidade e a autenticidade daquilo que estão adquirindo. Esse tipo de certificação também valoriza a cultura local e fomenta atividades turísticas.

Os produtos e serviços são certificados em duas categorias: Indicação de Procedência, que certifica o local como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço; ou Denominação de Origem, que atesta o meio geográfico como responsável essencial ou exclusivo pela qualidade ou características de determinados produtos ou serviços.

A Indicação Geográfica não tem prazo de validade e, uma vez concedida, só poderá ser utilizada pelos membros da coletividade daquela área geográfica delimitada onde produzem ou prestam o serviço. O selo representa um diferencial na competição de mercados nacional e internacional.

Distribuídas por todas as regiões geográficas brasileiras, as Indicações Geográficas foram definidas pelas próprias associações, sindicatos e cooperativas de produtores locais. O Selo de Indicação Geográfica do INPI é regulamentado pela Lei da Propriedade Intelectual n.º 9.279.

Vendas da Cachaça Abaíra aumentaram cerca de 60% após o selo



A cachaça Abaíra é produzida na agricultura familiar e é uma tradição há mais de 200 anos, segundo o fundador da Cooperativa dos Produtores de Cana e Seus Derivados da Microrregião de Abaíra (COOPAMA), Nelson Luz. A produção da bebida é feita em 35 agroindústrias da região, sendo cinco comunitárias e 30 afiliadas, beneficiando diretamente 144 famílias.

De acordo com a cooperativa, após a concessão do selo em 2014, as vendas da cachaça vêm aumentando cerca de 60% a cada ano. “Esse selo traz ao consumidor um olhar diferenciado sobre a cachaça, dando uma segurança. A longo prazo isso vai ter um impacto ainda maior, porque o consumidor brasileiro ainda não entende o que é uma Indicação Geográfica”, constata Nelson Luz.

Vale do São Francisco é o maior exportador de uvas e mangas



A região do Vale do Submédio São Francisco é a maior exportadora de uvas e mangas do Brasil, sendo responsável por 99,47% das exportações de uvas e 85% de mangas, segundo o gerente executivo da Vale Export, Tassio Lustoza.

A região possui uma área de cultivo irrigado de 120 mil hectares, favorecendo a produção de frutas, cana-de-açúcar, tomate, cebola e demais hortaliças. Por ano, a região produz 604.589 toneladas de manga e 252.540 toneladas de uvas.

“A maior parte da produção vem de pequenos agricultores e de pequenas e médias empresas e beneficia cerca de 3 mil produtores da região”, conta Lustoza. Além disso, a atividade de fruticultura gera em média 240 mil empregos diretos e 960 mil empregos indiretos, de acordo com a Vale Export.

As uvas de mesa e mangas do Vale do Submédio São Francisco receberam o selo de Indicação de Procedência em 2009 e foi a primeira certificação do país a abranger dois estados, já que a região abrange municípios da Bahia e de Pernambuco.

Três produtos da Bahia estão em fase de análise para receber a certificação
Entre os pedidos em fase de análise para receber a certificação, três são da Bahia. O Sindicato da Indústria do Tabaco no Estado da Bahia pleiteia a Denominação de Origem para o charuto da Bahia; a Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia solicitaram Indicação de Procedência para o café em grão; e a Associação dos Produtores de cacau do Sul da Bahia aguarda o reconhecimento de Indicação de Procedência das amêndoas de cacau.

Para receber um dos selos de Indicação Geográfica é necessário passar por um processo minucioso, que se inicia no pedido junto ao INPI.

Para fazer a solicitação, produtores ou prestadores de serviços devem cumprir alguns requisitos, como estar organizados em entidade representativa, ter um regulamento de uso do nome geográfico, comprovar a existência de uma estrutura de controle, entre outros.

O site oficial da Cachaça Abaíra traz mais informações sobre o produto.

Informações sobre as frutas do Submédio São Francisco podem ser encontradas aqui.


Texto: Rita de Cássia Martins 

Foto: João Alvarez, arquivo IBGE Bahia

Imagem: Pedro Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02