Um grupo de golpistas chegou a extorquir uma fortuna de empresas ao realizar falsas ameaças virtuais, sem ter feito um ataque concreto. Após denúncia da empresa de segurança digital CloudFlare, golpistas virtuais viraram notícia. Eles já chegaram a extorquir mais de US$ 100 mil de empresas por ameaçar os serviços de efetuar ataques DDoS (Distributed Denial of Service). A exigência às empresas foi de valores em bitcoins, que equivalem a US$ 23 mil, para garantir que os ataques não aconteceriam.
O Golpe
O recurso encontrado e desenvolvido pelos golpistas é ameaçar as redes das empresas por meio de ataques DDoS, que coordenam um extenso número de endereços de IP para enviar múltiplas solicitações aos servidores, fazendo com que eles sejam incapazes de atender a todas e, então, saiam do ar.
Veja abaixo a mensagem (em inglês) enviada por eles:
De acordo com informações disponibilizadas pelo ArsTechnica, a gangue usa o nome de Armada Collective. Conhecida por executar estes tipos de ataques, a gangue não concretizou a ameaça em uma única instância. Até mesmo nos casos em que não ocorreu pagamento, o ato prometido não foi feito.
Falhas no processo
Apesar de já terem conseguido tirar vantagens, os integrantes da Armada Collective falharam ao solicitar que diferentes empresas efetuassem a mesma quantia de bitcoins para um mesmo endereço. Ou seja, se o ataque fosse realmente feito, eles não saberiam quais delas teriam ou não pagado.
Diante desta situação, a CloudFlare espera que com a vasta divulgação o número de empresas que se submetem aos criminosos e se tornam novas vítimas diminua. Fonte: CloudFlare, via ArsTechnica.
Matéria retirada do site:
Link encurtado: http://adf.ly/1Zq3Vb/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário