25 de abril de 2016
Já imaginou poder rodar seus apps favoritos do Android no Windows? Parece que esta é proposta do Google, que está aparentemente trabalhando em uma forma de rodar aplicativos da Play Store no Windows, que parece ser um passo natural, se consideramos o trabalho da empresa em fazê-lo para o Chrome OS. Como o Chrome OS é um sistema operacional criado especificamente para rodar o navegador Chrome, tornar isso possível usando o Chrome no Windows parece mais fácil do que parecia inicialmente.
O método que permitiria isso seria o Android Runtime for Chrome (ARC), lançado há aproximadamente um ano para permitir que os desenvolvedores adaptem seus apps para o Chrome OS da forma mais simples quanto possível, com algum sucesso. Mas não significa que isso aconteça sem problemas, já que, segundo o site Android Central:
Até o momento, o Android Runtime for Chrome (ARC) inclui uma versão rudimentar os serviços do Google (Play Services) que permite o Cloud Messaging, autenticação do Google, um provedor de contatos e o suporte a OATH2, desde que o desenvolvedor faça alguns passos extras para configurar as coisas através do console Google Developer. Para que o acesso à Play Store do Google aconteça, essa restrição deveria ser tratada. Isso poderia significar que uma versão completa dos serviços do Google ou deva ser construída dentro do navegador Chrome, ou deveria ser construída sobre uma versão maior e melhor do módulo ARC. Ou mesmo essas duas coisas poderiam acontecer, mas obrigaria o Google a construí-lo e distribuí-lo para quem realmente funcione.
Apps Android no Windows? Hum.
Unificar o Android e o Chrome OS acabou se mostrando mais difícil do que parecia à primeira vista, mas que posteriormente fazer a migração desse processo para o Windows através do ARC ocorreria de maneira mais fácil, isso usando um sandbox dentro do Chrome chamado Native Called (NaCl). Ainda assim, o Google ainda teria que anunciar oficialmente esse tipo de suporte, o que não ocorreu até o momento. O maior problema é escalar os apps para uma tela maior, já que resolução não chega a ser um problema, mas sim adaptá-lo para escalar corretamente em monitores e tela de notebooks.
Microsoft e Google lutam pelo mesmo problema, mas por vias diferentes. O Google foca na plataforma móvel, com uma limitação para a migração de apps para o desktop. Já a Microsoft, através do UWP (Universal Windows Platform - Plataforma Universal do Windows), tem programas no Windows e quer abrir caminho para que eles rodem em plataforma móveis. Um não trabalha com a outra, de forma que teremos que esperar para ver qual estratégia se mostrará a melhor no futuro: o UWP (Microsoft) ou ARC (Google).
Teremos mais informações sobre o ARC no Google I/O, que acontecerá no meio de maio deste ano, qual será o posicionamento do Google em relação aos planos da unificação Android-Chrome OS, ou mesmo sobre o que irá acontecer entre o Android e o Windows. O que acha? Gostaria de poder rodar app do Android no PC?
Matéria retirada do site:
Link encurtado: http://adf.ly/1ZngJi/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário