VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quarta-feira, 23 de março de 2016

Queda nas matrículas agrava crise no ensino médio do Brasil

Censo registra retração de 2,7%, enquanto país tem 1,6 milhão de jovens fora da escola


POR PAULA FERREIRA / RENATA MARIZ 
23/03/2016 14:35 / atualizado 23/03/2016 14:37


RIO E BRASÍLIA. Um em cada dez alunos do 3º ano do ensino fundamental, quando se espera que ele saiba ler e escrever, é reprovado no Brasil. A taxa de insucesso chega a 26,5% no primeiro ano do ensino médio, etapa em que se verifica também a maior proporção de estudantes (31,4%) atrasados em relação à idade esperada para aquela série. A má qualidade do aprendizado, que resulta em seguidas reprovações ao longo da trajetória escolar, contribui para uma evasão preocupante, especialmente entre os jovens. De 2014 para 2015, a queda de matrículas no ensino médio foi de 2,7%. Pode parecer pouco, mas trata-se do agravamento de uma crise. O Brasil tem, hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas de 15 a 17 anos fora da escola.



Os dados, apresentados ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, são do Censo Escolar 2015. Devido à evasão, sobretudo no ensino médio, o ministro anunciou que o governo fará uma busca ativa para alcançar esses 1,6 milhão de ex-estudantes e tentar recolocá-los na escola. Segundo Mercadante, a pasta já identificou que a maioria deles está em grandes cidades. A tarefa de fazer contato com esses jovens, porém, dependerá da participação de órgãos estaduais e municipais.

O ensino médio é um dos maiores gargalos na educação brasileira. A queda de 2,7% nas matrículas do ensino médio, em 2015, é a maior já verificada desde 2011, quando o número de alunos foi de 8,4 milhões, contra oito milhões no ano passado. A evasão nesta etapa do ensino pode ser explicada por diferentes fatores. Desde a repetição constante, deriavada do ensino deficiente, até à falta de interesse do próprio aluno por um modelo antigo de escola.

- No ensino médio, o problema não é estrutura (para atender a demanda). O problema é o aluno que vem com defasagem da alfabetização lá atrás. Quando chega na sala de aula com 13 disciplinas, ele se desorganiza e vai embora para casa - opina o ministro.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, o modelo de ensino oferecido é pouco atrativo e distante da realidade de muitos jovens.

— Temos um ensino totalmente voltado para formação de jovens que vão seguir para o ensino superior, mas maioria não vai para a universidade. Precisamos de um modelo que permita, para além do conteúdo obrigatório, que ele possa seguir trilhas diferenciadas — acredita.

Por conta disso, Mercadante enfatizou que a Base Nacional Comum Curricular, atualmente em discussão no país, deverá estabelecer um aumento da jornada do ensino médio de quatro para cinco horas, além de estimular a integração com o ensino profissionalizante. A ideia é adotar um currículo mais flexível, garantido conteúdo universal obrigatório.

Já para sanar o deficit da alfabetização, Mercadante oficializou o plano de integrar três programas: o de Alfabetização na Idade Certa; o Mais Educação, de ampliação da jornada escolar; e o de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que incentiva estudantes de licenciatura e pedagogia a atuarem na rede pública de ensino. Eles serão adotados em 26 mil escolas que concentram 70% dos alunos com desempenho insatisfatório.

Mas a tarefa de melhorar o letramento das crianças não será das mais fáceis. É no 3° ano, etapa em que, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), todos os alunos deverão estar alfabetizados até 2024, que se verifica a maior taxa de reprovação dos anos iniciais do ensino fundamental: 12,2%. Chama atenção também a proporção de 14,9% dos alunos com distorção idade-série nessa fase, o que denota um atraso no fluxo escolar ainda no início da trajetória dos estudantes.

Priscila Cruz, da organização não-governamental “Todos pela educação”, destaca que a falta de uma educação infantil ampla contribui para o cenário de alfabetização deficiente, que culmina em uma taxa expressiva de reprovação.

— Só a partir desse ano a educação infantil passou a ser obrigatória e ela é decisiva para a alfabetização. É central que a criança participe de atividades escolares desde os 4 anos — explica.

A distorção idade-série, representada pelo atraso escolar de dois anos ou mais, é um problema preponderante da rede pública. Atinge 21,5% dos estudantes do 5° ano e 23,2% no 9° ano, contra 5,3% e 7,1%, respectivamente, para as mesmas séries no ensino privado. Regularizar o fluxo é fundamental caso o país queira cumprir a meta do PNE que estabelece 95% dos estudantes concluindo o ensino fundamental na idade adequada até 2024.

Outro dado preocupante revelado pelo Censo é a queda contínua no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que caiu 4,5% em 2015 na comparação com o ano anterior. Já na modalidade vinculada à educação profissional, houve aumento de 4,8% no mesmo período. A junção entre os dois tipos de formação é a aposta do governo para o Pronatec em 2016, com a meta de matricular dois milhões neste ano em cursos profissionalizante associados ao EJA.

Uma meta mais urgente é universalizar a pré-escola (4 a 5 anos), o que significa incluir 600 mil crianças na rede de ensino. Mercadante reconheceu o desafio, afirmando que, apesar do ajuste fiscal, o governo federal está pactuando com municípios a construção dos estabelecimentos.






Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02