VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

segunda-feira, 21 de março de 2016

Atividades abalam forças de segurança e policiais adoecem

Só entre a PCDF, em seis meses, houve 796 atendimentos psicológicos

Eric Zambon
eric.zambon@jornaldebrasilia.com.br





Em filmes de detetive, o policial depressivo, viciado em álcool e cigarro, é um personagem romântico, idealizado. Na vida real, esses traços levam a transtornos psiquiátricos e afastamentos, mas o problema é varrido para debaixo do tapete. No DF, a Secretaria de Segurança não mantém controle sobre os atendimentos relativos à saúde mental das polícias e bombeiros – seria uma função exclusiva das corporações – e as instituições não tornam públicos dados a respeito.

De acordo com as últimas publicações no Diário Oficial do DF (DODF), a procura dos agentes de segurança por ajuda psicológica e psiquiátrica é alta. Os dados mais recentes se referem aos primeiros seis meses de 2015. Nesse período, foram 3,8 mil atendimentos médicos para policiais civis, o que inclui as assistências psiquiátricas, e 796 psicológicos. O efetivo total da PCDF é em torno de cinco mil, então quase quatro a cada cinco agentes procuraram algum tipo de ajuda.

O DODF ainda revelou que, nos meses de abril, maio e junho passados, dez policiais militares participavam de programas anti-suicídio, 12 recebiam acompanhamento psicológico e 16 eram assistidos por dependência química. Para a Associação dos Praças (Aspra), esse número se deve mais à falta de capacidade da corporação para atender à demanda do que a uma possível baixa procura.

“Temos uma polícia doente, essa é a realidade”, desabafa o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), Rodrigo Franco. “A própria natureza da atividade (provoca isso). Lidar todos os dias com o que há de pior na sociedade, desde briga de família e abandono de incapaz até homicídio e estupro, que acontecem centenas por semana, é desgastante. O policial é humano e absorve esses sentimentos negativos”, complementa.
Saiba mais

Segundo acadêmicos da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), uma pesquisa sobre suicídio com a PM local só foi possível porque o comando não acreditava que o problema existisse na polícia. Mas o resultado não foi o esperado.


Suicídio: problema ainda é tabu

O assunto de suicídio é tabu tanto entre a polícia quanto na maioria das esferas da sociedade, mas o problema acontece e militares e agentes sabem e temem isso. Em geral, não se noticia (ou não se deveria se noticiar) casos em que a pessoa tira a própria vida. Dessa forma, estatísticas a respeito desse tipo de morte são difíceis de se obter. Em julho passado, no 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Rio de Janeiro, no entanto, o tema ganhou notoriedade.
Nenhuma estatística a respeito da situação em Brasília foi apresentada, mas estudos com policiais de outros estados ajudaram a ilustrar o momento vivido pelos agentes de segurança. Uma pesquisa do Laboratório de Análise da Violência, ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entrevistou 224 policiais militares da capital fluminense e 30% deles admitiram já ter pensado ou tentado se matar. 


Casos no df

O contexto brasiliense foi pincelado pelos relatos de militares do DF durante os debates. O subtenente da PMDF, Edson Maia, por exemplo, relatou que, em 2014, dois companheiros de farda tiraram a própria vida.


Fragilidade emocional

Suicídio também embasou a dissertação, de 2013, intitulada Quero Morrer do Meu Próprio Veneno, de Tatiane Almeida, que tratou da Polícia Federal, corporação da qual é integrante. Sua tese de mestrado analisou as situações e condições de trabalho propícias para causar fragilidade psicológica em seus colegas de profissão.

“Os policiais têm mais demandas do que lhes é possível resolver”, diz o texto. “Solicitados a sempre dar e expostos à miséria humana, tendem a sentir-se frustrados [...], o que suscita reações de inadequação, podendo proteger-se no alcoolismo, no cinismo, ou no gesto suicidário como tentativa de alcançar novamente o sentimento de força e adequação”, prossegue.


Prevenção

O presidente do Sinpol, Rodrigo Franco, tem opinião similar à da pesquisadora. Para ele, existe o agravante de as autoridades e comandantes não perceberem ou não quererem admitir a gravidade da situação. “Os gestores não reconhecem os casos de suicídio como vinculados à atividade profissional. Eles tentam atribuir a problemas pessoais. Por isso que talvez não haja a prevenção”, critica.

Franco acredita que o apoio oferecido pelos centros de assistência dentro da corporação são limitados, pois “só há atendimento quando a pessoa surta ou já tem a situação agravada. Não existe tratamento preventivo”, aponta.

O vice-presidente da Aspra, sargento Sansão, garante que a situação para os militares já foi pior. “O novo comando é mais humano e adota o diálogo. Antigamente, faltava sensibilidade. Se o policial tinha algum problema, não havia nada para se apoiar. Mandaram as psicólogas todas embora”, critica. 
Segundo ele, um problema recorrente é o alcoolismo, motivado tanto pelo estresse da profissão quanto por problemas financeiros.

A coordenadora da Comissão de Estudos de Prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Alexandrina Meleiro, acredita que as corporações não revelam dados sobre afastamentos e atendimentos para preservar a imagem: “Se você mostra que a polícia ou os bombeiros estão doentes, a população pode se sentir insegura. E não há uma política que utilize os dados de maneira produtiva”.


Procurar ajuda é fundamental, diz psiquiatra

A dificuldade para encontrar profissionais de segurança dispostos a falar sobre as próprias dificuldades ou necessidade de ajuda é uma maneira de proteção. Conforme a psiquiatra Alexandrina Meleiro, a pressão para que sejam invulneráveis, nobres, os faz ter medo de revelar suas fragilidades. 
“As pessoas pensam: 'Não são super-heróis? Como podem ser fracos?'. E há o agravante de, se o profissional mencionar que teve depressão, pode ser colocado para escanteio no trabalho”, explica a representante da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Segundo ela, o personagem do capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura no filme Tropa de Elite, é um bom exemplo para entender a vida de policiais e militares. No treinamento dos novatos, ele insinua que quem é fraco deve “pedir para sair”. Em casa, no entanto, ele toma remédios controlados e enfrenta problemas como insônia e ansiedade. À sociedade, Nascimento é o capitão do Bope, um ícone de autoridade. Em casa, ele é imperfeito e incompreendido pela mulher.
Procuradas pela reportagem, as corporações não disponibilizaram fonte para tratar do assunto.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília






Matéria retirada do site: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02