Edição do dia 04/02/2016
04/02/2016 20h53 - Atualizado em 04/02/2016 20h57
Diferença entre depósitos e retiradas superou os R$ 12 bilhões. É o pior resultado desde que o BC passou a registrar os dados em 1995.
O volume de dinheiro que saiu da caderneta de poupança em janeiro foi o maior já registrado pelo Banco Central. O repórter Roberto Kovalick explica por que de um ano pra cá a poupança vem perdendo recursos.
Quase todo mundo tem ou já teve caderneta de poupança. Mas com a economia andando em marcha à ré, o desemprego subindo e a inflação comendo a renda, muitos brasileiros recorreram ao bom e velho cofrinho.
“Porque faltou dinheiro. Aí, tive que fazer um saque. Cartão de crédito. Compras de cartão de crédito mesmo”, diz o motorista de táxi Edvaldo Pessoa.
O gráfico do vídeo mostra o mergulho da poupança. Em janeiro, a diferença entre depósitos e retiradas superou os R$ 12 bilhões. É o pior resultado desde que o Banco Central passou a registrar os dados em 1995. Antes do mês passado, a maior retirada de recursos tinha sido em março de 2015.
Há outro motivo. No ano passado, a poupança rendeu 8,15%, abaixo dos mais de 10% inflação. Ou seja, descontando a inflação, a poupança ficou no vermelho enquanto os fundos de renda fixa, na média, renderam quase 14%.
A redução do valor depósito da poupança tem impacto direto no sonho da casa própria. A poupança é a principal fonte de dinheiro do crédito imobiliário. Com menos dinheiro na poupança, reduz a oferta de crédito. E sem crédito, menos prédios devem subir.
E para grande parte dos brasileiros, só dá para comprar um imóvel com crédito.
“Se o sistema que empresta vai durante algum tempo ter um volume de empréstimo menor, os empresários terão incentivo menor a subir prédios, então a oferta de imóveis tende a diminuir, então isso é um problema. Então, isso vai afetar um pouco mais a questão da construção civil se esse desequilíbrio continuar se confirmando”, afirma o professor do Insper Ricardo Humberto Rocha.
O economista explica que a poupança é uma boa opção para quem está iniciando ou não tem muito conhecimento dos complicados investimentos que existem no mercado.
“Então, a poupança não é totalmente ruim, não tem só defeitos, ela tem suas qualidades. O grande problema é no momento que a inflação sobe e pela fórmula de cálculo da poupança, ela fica pouco atrativa em relação a outros instrumentos, o próprio governo concorre com a poupança quando paga uma taxa de juros muito superior nos seus títulos”, explica Ricardo Humberto Rocha.
Matéria retirada do site:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/02/volume-de-saques-da-caderneta-de-poupanca-bate-recorde-em-janeiro.html, com adaptações.
Link encurtado: http://adf.ly/1WU1LI/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário