VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Volume de saques da caderneta de poupança bate recorde em janeiro

Edição do dia 04/02/2016

04/02/2016 20h53 - Atualizado em 04/02/2016 20h57

Diferença entre depósitos e retiradas superou os R$ 12 bilhões. É o pior resultado desde que o BC passou a registrar os dados em 1995.


O volume de dinheiro que saiu da caderneta de poupança em janeiro foi o maior já registrado pelo Banco Central. O repórter Roberto Kovalick explica por que de um ano pra cá a poupança vem perdendo recursos.

Quase todo mundo tem ou já teve caderneta de poupança. Mas com a economia andando em marcha à ré, o desemprego subindo e a inflação comendo a renda, muitos brasileiros recorreram ao bom e velho cofrinho.

“Porque faltou dinheiro. Aí, tive que fazer um saque. Cartão de crédito. Compras de cartão de crédito mesmo”, diz o motorista de táxi Edvaldo Pessoa.

O gráfico do vídeo mostra o mergulho da poupança. Em janeiro, a diferença entre depósitos e retiradas superou os R$ 12 bilhões. É o pior resultado desde que o Banco Central passou a registrar os dados em 1995. Antes do mês passado, a maior retirada de recursos tinha sido em março de 2015.

Há outro motivo. No ano passado, a poupança rendeu 8,15%, abaixo dos mais de 10% inflação. Ou seja, descontando a inflação, a poupança ficou no vermelho enquanto os fundos de renda fixa, na média, renderam quase 14%.

A redução do valor depósito da poupança tem impacto direto no sonho da casa própria. A poupança é a principal fonte de dinheiro do crédito imobiliário. Com menos dinheiro na poupança, reduz a oferta de crédito. E sem crédito, menos prédios devem subir.

E para grande parte dos brasileiros, só dá para comprar um imóvel com crédito.

“Se o sistema que empresta vai durante algum tempo ter um volume de empréstimo menor, os empresários terão incentivo menor a subir prédios, então a oferta de imóveis tende a diminuir, então isso é um problema. Então, isso vai afetar um pouco mais a questão da construção civil se esse desequilíbrio continuar se confirmando”, afirma o professor do Insper Ricardo Humberto Rocha.

O economista explica que a poupança é uma boa opção para quem está iniciando ou não tem muito conhecimento dos complicados investimentos que existem no mercado.

“Então, a poupança não é totalmente ruim, não tem só defeitos, ela tem suas qualidades. O grande problema é no momento que a inflação sobe e pela fórmula de cálculo da poupança, ela fica pouco atrativa em relação a outros instrumentos, o próprio governo concorre com a poupança quando paga uma taxa de juros muito superior nos seus títulos”, explica Ricardo Humberto Rocha.





Matéria retirada do site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02