A SolidWorks, conhecida pelo seu software de CAD, acaba de entrar no mercado de e-commerce, com uma solução destinada a facilitar a customização de produtos adquiridos online.
E-commerce na mira da Solidworks. Foto: Shutterstock.
Anunciado durante o SolidWorks World, evento mundial da companhia que encerra nesta quarta-feira, 03, em Dallas, o SolidWorks Make representa uma entrada em um novo mercado e numa nova maneira de fazer negócios para a empresa.
A solução, hospedada na nuvem, permite que um site dê opções de customização previamente parametrizadas para o seu cliente. Um exemplo é a loja de óculos Clearvision, na qual é possível alterar as dimensões das lentes e as formas da armação.
Diferente das outras soluções da SolidWorks, o Make será um produto gratuito, para o qual será cobrada uma taxa de instalação, e, mais importante, uma porcentagem sobre a venda de cada produto customizado.
Plataformas de e-commerce já oferecem algumas opções de customização, mas a SolidWorks está apostando inicialmente no nicho de companhias que vendem produtos fabricados em impressoras 3D.
Enquanto outros processos de fabricação oferecem possibilidades de customização mais limitadas, como cores ou tecidos, por exemplo, um produto fabricado por impressão 3D pode ter inúmeras variações relativas a volumes e formas.
“É aí que a experiência da SolidWorks com design de produtos em 3D fará toda a diferença”, explica Igal Kapstan, VP de produto da SolidWorks responsável pelo novo produto, destacando que estudos apontam que os consumidores estão dispostos a pagar 20% a mais por um produto personalizado.
Segundo explica o executivo, o SolidWorks Make pode ser uma ponte entre a informação de design de produtos das empresas (em qualquer formato, não só SolidWorks) e a interface de customização do usuário no site, oferecendo para o cliente final somente as informações necessárias e nada que coloque em risco a propriedade intelectual armazenada nos arquivos de CAD.
O foco inicial da novidade serão lojas online de brinquedos, joias, óculos e produtos como porta retratos. A partir disso, a ideia é expandir para outros mercados.
*Maurício Renner cobre o SolidWorks World em Dallas a convite da SolidWorks.
Matéria retirada do site:
Link encurtado: http://adf.ly/1WXFap/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário