VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Mães de bebês com microcefalia se unem para superar dificuldades

27 Fev 2016


Mães comemoram juntas cada mês de vida dos filhos com microcefalia (Foto: Reprodução / TV Globo)

Centralizado

Muitas enfrentam longa espera nas paradas e ônibus lotados até o hospital.
Obstáculos estimularam criação de um grupo solidário entre elas.


A rotina das mães de bebês com microcefalias é marcada por exames, consultas médicas e tratamentos, que vão de fisioterapia a estimulação visual e auditiva, acompanhadas muitas vezes de longas viagens de ônibus. Em Pernambuco, a maioria das famílias desses bebês são de baixa renda, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social. Para ajudar umas às outras, mães que tiveram a vida transformada depois que os filhos nasceram com a malformação no cérebro resolveram se unir e criaram um grupo de solidariedade no Recife.

Conseguir atendimento e acompanhamento de qualidade para os filhos é um desafio diário para Jaqueline Viera, de 25 anos. Mãe de João Pedro, de 4 anos, e de Daniel, bebê de 4 meses que tem a malformação, ela enfrenta uma odisseia para chegar à unidade da Fundação Altino Ventura, na Zona Oeste do Recife, onde o caçula faz fisioterapia motora e estimulação visual e auditiva. É no local que ela encontra outras 142 mães que também tiveram filhos com microcefalia.

Para zelar a saúde dos bebês, as famílias recebem cuidados dos profissionais de um grupo de apoio. “A microcefalia pegou muitas mães de surpresa e, no grupo, elas encontram apoio para poder enfrentar a situação”, afirma a psicóloga Alzeni Gomes.

No caso de Jaqueline, o carinho ajuda a enfrentar as dificuldades para chegar até o centro de referência. Em dia de consulta, a movimentação na casa dela, em Olinda, começa ainda de madrugada, por volta das 4h. Uma hora depois, a família sai de casa. Divorciada, ela conta que o casamento acabou pouco tempo após o Daniel nascer. “Depois de um mês, meu marido se separou. Eu acho que o menino 'aperreava muito', e ele não aguentou”, conta.

Após deixar o primogênito na casa de uma tia, é o momento de pegar o primeiro dos três ônibus para o centro onde Daniel recebe atendimento médico. São mais de duas horas de viagem - os dois chegam por volta das 7h30, após uma maratona de longas esperas nas paradas e ônibus lotados de passageiros.

Enquanto os bebês recebem estímulos para visão, audição e movimentos, as mães se unem. As dificuldades estimularam a solidariedade e levaram um grupo de mães a criarem a União de Mães de Anjos (UMA), com o objetivo de ajudar aquelas que mais precisam. “A intenção é a solidariedade, compartilhar experiências, tirar dúvidas, justamente com o convívio com os nossos filhos. Então a gente compartilha com as outras e assim a gente vai se ajudando”, conta Germana Soares, mãe do Guilherme, de 3 meses, que também tem microcefalia.

De tanto se encontrar nos hospitais que frequentam para tentar melhorar a qualidade de vida dos seus filhos, as mães de bebês com microcefalia se tornaram amigas e, uma vez por semana, entre um atendimento e outro, a UMA faz questão de se reunir para celebrar. Com bolo, salgados, balões e alegria, elas fazem uma festa para comemorar cada mês de vida dos bebês, o chamado "mesversário".

“Se a gente ficar triste, piora tudo. Então temos que ser alegres, divertidas, brincar com os nossos filhos. O grupo é a nossa segunda família”, ressalta Jaqueline. A amiga Germana complementa: “Microcefalia é só um detalhe. somos felizes do jeito que a vida nos proporcionou ser”.

Campanha de solidariedade
No domingo (28), às 9h, a União de Mães de Anjos vai realizar uma ação no Marco Zero, no Recife, para arrecadar doações para as famílias de bebês com microcefalia. "Estamos precisando de fraldas descartáveis, leite, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza pessoal para o bebê. Além de ser de baixa renda, às vezes as mães foram abandonadas pelo marido ou perderam o emprego, então estamos pedindo essas doações para poder ajudá-las também", explica Gleicy Kelly da Silva, outra mãe que integra a UMA.

O evento, que é aberto ao público, contará também com apresentações artísticas e de pessoas portadoras de necessidades especiais.





Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02