A receita do mercado de e-commerce teve sua primeira queda mensal desde 2013, quando o MasterCard SpendingPulse passou a ser registrado. Em janeiro, o segmento de vendas online apresentou baixa de 1,1%.
O mercado de e-commerce teve sua primeira queda mensal desde 2013. Foto; Denys Prykhodov/Shutterstock.
Nos três meses anteriores, o resultado médio estava em alta de 6,7%.
Os setores de artigos farmacêuticos e de móveis tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de eletrônicos, hobby & livraria e vestuários ficaram abaixo do crescimento.
"A perspectiva para os próximos meses não é favorável para o comércio varejista brasileiro, impulsionado pelo aumento da taxa de desemprego, inadimplência e pressões inflacionarias que reduzem o poder de compra dos consumidores", analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.
Há dois meses, outro relatório apresentou um cenário negativo na atuação dos e-commerces brasileiros. Um levantamento da plataforma de pesquisas Opinion Box e da ferramenta para gestão de pesquisas de satisfação de clientes Tracksale mostrou que o segmento está mal na foto quando o assunto é satisfação do consumidor.
Nenhum dos 12 e-commerces pesquisados teve uma pontuação entre 75 e 100, o requisito para entrar na chamada “zona de excelência” da metodologia de análise dos dados criada pela Tracksale com base na metodologia Net Promoter Score.
A grande maioria dos sites listados, aliás, mal e mal entrou na chamada" zona da qualidade" onde ficam os pontuados entre 50 e 75.
A Netshoes ficou com a primeira colocação no ranking, com 68 pontos, seguida pelo Submarino com 59, que foi seguido de perto pela Americanas.com, que registrou 57 pontos.
O levantamento foi feito por meio de questionário online respondido por 1.848 consumidores em todo o país.
Para participar era necessário ter realizado uma compra ou mais pela internet em pelo menos uma das 12 marcas avaliadas nos últimos 12 meses. Ao todo, foram 5.685 avaliações. Todas as marcas tiveram 80 ou mais avaliações.
Matéria retirada do site:
Link encurtado: http://adf.ly/1X4xoa/diversos-temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário