VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Consumidor demora mais tempo para pagar dívidas atrasadas

Pesquisa da CNC indica que hoje, que tem dívidas em atraso precisa de 64,3 dias para quitar débito. Em fevereiro do ano passado, levava 60,5 dias, o que sinaliza que a inadimplência pode crescer nos próximos meses

Valéria Rodrigues


Marcos Santos/USP

Publicado hoje às 13:13


Quem está endividado está precisando de mais tempo para honrar os compromissos. A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta quinta-feira (25), apontou que o tempo médio para pagamento em atraso passou de 60,5 dias em fevereiro do ano passado, para 64,3 dias neste ano.

Para a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), isso sinaliza tendência de aumento da inadimplência, uma vez que dias e meses vão passando sem que o consumidor tenha condições de pagar as contas em atraso.

“Isso indica que, provavelmente, a gente deve observar o aumento da inadimplência ainda nos próximos meses”, afirmou Marianne Hanson, economista da CNC. Ela explicou que o aumento do desemprego observado nos últimos meses, (dados do IBGE apontam um avanço de 0,7 ponto percentual no número de desempregados na passagem de dezembro para janeiro, para 7,6%) e a perda de renda do trabalhador estão diretamente relacionadas ao aumento da inadimplência. Outro fator apontado foi o aumento da taxa básica de juros no último ano, atualmente em 14,25% ao ano, que encareceu e reduziu o crédito na economia.

A pesquisa aponta ainda que os brasileiros com menor poder de compra (até 10 salários mínimos) são os que mais sentem dificuldades para efetuar os pagamentos. O indicador sinalizava em fevereiro do ano passado que 7,3% das famílias dessa faixa não teriam condições de pagar as dívidas, hoje são 10,1%. Entre os que tem rendimentos acima de 10 salários mínimos, a variação é bem menos significativa, de 0,3 ponto percentual, passou de 2,7% para 3% nessa passagem de tempo.

Além disso, a Peic mostra que as famílias estão deixando de realizar compromissos de longo prazo. O percentual de dívidas relacionadas ao uso de carnês, normalmente para compra de produtos da linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar, fogões, recuou de 18% em fevereiro do ano passado para 16,7% no indicador deste ano. Quanto ao financiamento de carro, recuou de 14,5% para 12%. “(Os números) estão mostrando que as pessoas estão deixando de fazer esse tipo de dívida”, disse Hanson. 
Endividamento permanece elevado

O número de famílias com dívidas recuou na passagem de janeiro para fevereiro, apontou a pesquisa: 60,8% das famílias estão endividadas ante os 61,6% observados em janeiro. Mas, frente ao mesmo mês no ano passado, o resultado foi um crescimento de 3 pontos percentuais.

A economista Marianne Hanson lembra que, em fevereiro de 2015, o percentual de famílias com conta em atraso havia alcançado o menor patamar da série histórica (17,5%). No entanto, em apenas 12 meses se viu uma mudança significativa e rápida, chegou a 23,3%.

Se por um lado houve uma queda na parcela média da renda comprometida com dívida, por outro houve aumento na parcela média de comprometimento da renda das famílias com o pagamento mensal dos serviços da dívida. Está em 31,5%, bem próximo a média histórica de 31,9%, observada em dezembro do ano passado. “Houve uma pequena melhora nos indicadores em fevereiro, mas eles continuam num patamar elevado quando comparados com os últimos anos, o que mostra que não há uma perspectiva tão favorável”, analisou.





Matéria retirada do site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02