VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Economia brasileira já tem o pior desempenho desde 1990, diz FGV

Neste patamar, a economia brasileira já tem o pior desempenho desde 1990, quando o recuo do PIB foi de 4,3%




A atividade econômica brasileira piorou de forma "contínua e intensa" ao longo do ano de 2015 e chegou a novembro com uma queda acumulada de 3,2% em 12 meses, estima o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) por meio do Monitor do PIB. Neste patamar, a economia brasileira já tem o pior desempenho desde 1990, quando o recuo do PIB foi de 4,3%.
PUB

Segundo o Monitor da FGV, sete das 12 atividades que compõem o PIB apresentam queda em 12 meses até novembro. Os destaques são as indústrias de transformação (-9,1%) e construção (-8,2%), além de comércio (-7,5%) e transportes (-5,6%). No sentido contrário, a indústria extrativa mineral apresentou crescimento de 7,4% nesta base de comparação, enquanto a agropecuária avança 2,0%.

Sob a ótica da demanda, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) liderou o "processo recessivo", segundo a FGV. Em retração desde agosto de 2014, os investimentos no PIB acumulam queda de 13,0% em 12 meses até novembro de 2015. O componente máquinas e equipamentos, de maior peso dentro da FBCF, apresenta recuo de 24,0% no período, estima o Monitor.

O consumo das famílias, por sua vez, caiu 2,9% em 12 meses até novembro, aproximando-se também do pior resultado em 25 anos. Seu componente mais importante, os serviços (transporte, alugueis, outros serviços), apresentou redução de 0,7% no período.

Também tiveram resultados negativos os bens não duráveis (alimentos, bebidas, combustíveis, etc.), com queda de 1,6%; os semiduráveis (vestuário, plásticos, etc.), com recuo de 5,7%; e os duráveis (veículos, eletrodomésticos, nacionais e importados), com perda de 13,8% no período.

As importações, que desaceleraram fortemente devido ao freio no consumo das famílias e também à desvalorização do real ante o dólar, recuaram 11,7% em 12 meses até novembro. A importação de duráveis apresenta o pior resultado, com queda de 21,6%, embora as demais categorias também apresentem números negativos: importação de bens de capital (-16,1%) e de bens intermediários (-12,5%).

Já as exportações ganharam força na esteira do câmbio desvalorizado. Desde setembro do ano passado, os embarques para o exterior conseguiram reverter a trajetória negativa e, em 12 meses até novembro, acumularam avanço de 4,5%. O resultado, porém, é explicado principalmente pelo desempenho da indústria extrativa mineral (19,7%) e também pela exportação de produtos industrializados duráveis (2,2%). Os embarques de bens de capital ainda apresentam forte retração (-13,5%) no período.

O Monitor do PIB é um indicador de volume que estima as Contas Nacionais brasileiras de acordo com as mesmas fontes de informação e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelas estatísticas oficiais do PIB. As informações são disponibilizadas mensalmente para 12 atividades econômicas e cinco componentes da demanda em dados com e sem ajuste sazonal - além de desagregações especiais que não costumam ser divulgadas pelo IBGE.






Matéria retirada do site: 

Link encurtado: http://adf.ly/1ValjD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02