VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Paraguai: Conheça mais sobre país que receberá visita papal

SEXTA-FEIRA, 3 DE JULHO DE 2015, 14H52

O Paraguai receberá a visita do Papa Francisco entre os dias 10 e 12 de julho

Denise Claro

Da redação

O Papa Francisco visitará o Paraguai na próxima semana, entre os dias 10 e 12 de julho. A visita do Pontífice à América Latina começará com a chegada ao Equador. De lá, o Papa segue para a Bolívia e por fim, para o Paraguai.


Papa Francisco e a bandeira do Paraguai / Foto: Schoenstatt

O país ocupa uma superfície de 406.752km2 e tem 6 milhões e 783 mil habitantes. Faz limite com a Bolívia, o Brasil e a Argentina. Seu clima é tropical e subtropical e a culinária paraguaia utiliza bastante o milho e a mandioca para suas receitas. Há vários pratos típicos como a sopa paraguaia (parecida com a nossa torta salgada) e a chipa.

A bandeira paraguaia possui dupla face, cada lado tem um desenho diferente. Além dos ícones do centro serem diferentes, de um lado está escrito “República do Paraguai” e do outro, “Paz e Justiça”. É a única bandeira no mundo que tem essa característica.

Em sua história, o Paraguai conservou os costumes e tradições indígenas, mais do que seus países vizinhos, devido ao fato de não ter acesso direto ao mar e graças à ação colonizadora das missões jesuíticas. As missões, além de terem colaborado para a sobrevivência de uma grande população de índios guaranis, contribuíram para que o idioma dos índios fosse preservado. Um dado interessante é que os padres jesuítas o aprenderam para usá-lo na evangelização dos índios, e além disso, o registraram por escrito.Atualmente, os paraguaios falam oficialmente dois idiomas, o espanhol e o guarani.

Igreja no Paraguai

Como consequência da missão dos jesuítas, está também o fato de o Paraguai ter uma população em sua maioria católica. Segundo uma pesquisa feita pelo instituto americano Pew Research Center, o Paraguai é o país latino americano com maior número de católicos. Ao todo chegam a 93,8% da população.

O país tem 15 circunscrições eclesiásticas, 372 paróquias e 23 bispos. Em relação ao número de sacerdotes, 388 são padres diocesanos e 416, religiosos. Ao todo são 6.782 missionários leigos no país.

A preparação para a visita do Papa ao Paraguai contou, além de todo empenho das equipes envolvidas, com uma vigília de oração com duração de 12 horas, há um mês atrás. Na ocasião, os fiéis rezaram pela visita de Francisco e pelas intenções de todos os fiéis, grupos e movimentos do país.

O logotipo oficial da viagem papal ao Paraguai representa o tema “Mensageiro de alegria e paz” e as imagens são formadas por um coração com as cores das bandeiras do Vaticano e do Paraguai, representando a fé deste povo, seu amor pela Igreja e o afeto particular pelo pontífice. A Cruz é o símbolo do cristão e a pomba representa o Espírito Santo.

Logotipo oficial da viagem do Papa ao Paraguai. / Divulgação

Jovens de várias escolas jesuítas compuseram uma música em idioma guarani para receber o Papa no país. “Eju Japurahéi Francisco” (Venha cantar, Francisco) tem ritmo de rock e foi divulgada na internet. A letra convida o Papa a cantar, dançar, rezar e abraçar a todos. A Companhia de Jesus no país também lançou uma campanha na internet em que usa a hashtag em guarani #EjuFrancisco (Vem, Francisco).

Na visita, o Papa rezará o Pai Nosso no idioma guarani. De acordo com o irmão Mariosvaldo Florentino, responsável pela liturgia do evento, esta foi uma proposta do país e que foi aceita pelo Vaticano.

Esperança ao povo

Para a jornalista paraguaia Trini Duarte, “o povo paraguaio aguarda a visita do Papa com grande expectativa”. A jornalista é católica e diz que Francisco trará esperança ao país, que vive hoje um crescimento econômico e uma transição para a democracia, ao mesmo tempo em que luta contra o tráfico de drogas e a corrupção. “O povo está certo de que o Papa será mesmo este mensageiro da alegria e da paz, como está no lema oficial da visita.”

A Conferência Episcopal do Paraguai (CEP) afirmou em nota, que “a visita, do Vigário de Cristo, se constitui em um tempo de Graça e de esperança” para o povo e a Igreja no Paraguai. “Os paraguaios devem sentir o efeito transformador da presença do Papa”, disse.

“Esperamos uma mudança de mentalidade e de estilo de vida. Muitos aspectos de nossos costumes devem melhorar. Nossa fé deve ser prática, vivendo a Palavra de Deus”, reafirmaram os bispos paraguaios.

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, afirmou em coletiva que a visita é histórica para o país. “Esta viagem vai figurar para sempre na história. É a melhor coisa que poderia acontecer com o país e com a presidência.” O presidente reconheceu, na ocasião, não se importar com o valor que a visita iria custar ao país, e disse ser impróprio até mesmo “considerá-la um gasto’”.

O governo paraguaio estima que cerca de um milhão de turistas estejam no país para a visita que fechará esta viagem do Papa à América Latina. Francisco é o quarto Papa que visita o continente.

Oração

Uma oração para a visita foi divulgada, a fim de que os fiéis pudessem se preparar para a chegada do Papa Francisco:

Senhor e Pai nosso, te agradecemos porque teu servo, o Papa Francisco, sucesso do Apóstolo Pedro, nos visitará como mensageiro do Evangelho da alegria e da paz.
Agradecemos, Senhor, porque o Papa vem para nos confirmar na fé, na esperança e no amor.

Que sua presença nos anime e nos guia para iniciarmos uma nova etapa evangelizadora, por um Paraguai renovado, mais humano e cristão, defensor e promotor da vida, de todas suas expressões, onde brilhem
a justiça, a honestidade, o perdão, a fraternidade, a unidade e a paz, frutos do Amor.

Envia-nos teu Espírito Santo, para que nos disponhamos a receber
a mensagem do Santo Papa e testemunhar seus ensinamentos
com um coração aberto, crente e solidário.

Protege e abençoa sempre a tua Igreja, junto com o Papa Francisco.
Olhe-nos com misericórdia nesse tempo de sua presença entre nós.
Pedimos especialmente teus favores divinos para que muitos afastados da fé possam experimentar a plenitude da esperança e a alegria; que com nossos irmãos e irmãs que habitam as diferentes periferias humanas, recebam a luz do Evangelho no encontro com teu Filho Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Pela intercessão de Maria Santíssima, derrama, Senhor, o dom de teu Amor sobre nosso país, nossas famílias e sobre cada um de nós, teus filhos e filhas,
pelo Espírito Santo que recebemos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor,
Amém!

Santa Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, roga por nós.

São Roque González da Santa Cruz e companheiros mártires, rogai por nós.






Link encurtado: http://adf.ly/1KDoDk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02