VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sábado, 11 de julho de 2015

Já comprou produtos vencidos? Saiba como agir se comprar um alimento fora do prazo de validade!


Apesar de terem a venda proibida, produtos ainda são comercializados após o vencimento, cabe ao consumidor garantir seus direitos!

Redação

Você costuma verificar o rótulo dos alimentos? A atitude pode passar despercebida durante a saga que é uma simples ida ao mercado, porém, é muito importante pois pode te impedir, entre outros perigos, de ingerir produtos que já passaram do prazo de validade.


Imagem: Reprodução/Internet

Comentamos aqui sobre a importância de ler as informações contidas no rótulo, em reportagem feita em abril deste ano.

Num primeiro momento é bom ter em mente quais as informações básicas que devem estar expostas no rótulo. De acordo com o site da Anvisa, que coloca a resolução RDC n. 259/2002 como reguladora das informações obrigatórias, são elas 6: designação do produto, lista de ingredientes, conteúdos líquidos, identificação da origem, identificação do lote e prazo de validade.

Adicionalmente, deve ser informada a identificação do importador no caso de alimentos importados e instruções de preparo quando o produto não estiver pronto para o consumo.

Esta resolução se aplica a todo alimento embalado na ausência do cliente e pronto para oferta ao consumidor. Entende-se por consumidor, para fins de rotulagem geral, qualquer pessoa física ou jurídica que adquire ou utilize alimentos, as informações são do site da Anvisa.

Além de saber o que deve estar claro na embalagem, é útil saber que a lei 8.137/1990 protege o consumidor proibindo que produtos vencidos ou em condições impróprias para o consumo sejam vendidos ou guardados/expostos. De acordo com a regra, quem for pego vendendo produtos fora do prazo de validade pode ser condenado ao pagamento de multa ou a detenção entre 2 e 5 anos, porém, reclamações e pautas sobre a ocorrência deste tipo de venda demonstram um cenário que merece atenção.
O que fazer?

O primeiro passo a se fazer ao se deparar com um produto comprado após sua data de validade é tentar o contato diretamente com o fornecedor ou fabricante do produto, de preferência, com a nota fiscal em mãos.

De acordo com o site JusBrasil, em “casos de alimentos industrializados o consumidor deverá entregar amostra do produto reclamado de preferência em embalagem fechada e com a mesma data de validade e/ou lote, confirmada a suspeita os técnicos notificarão as autoridades competentes solicitando uma vistoria à indústria ou estabelecimento comercial de venda e agendarão uma audiência conciliatória entre as partes.

A análise de produtos já abertos fica prejudicada, nestes casos, só serão encaminhados para análise em casos de toxiinfecções alimentares para esclarecimento do quadro clínico. Nesse caso o consumidor deverá apresentar cópia do atestado médico para estabelecer o nexo causal da denúncia, bem como comprovantes de gastos médicos”. 

Caso não consiga contato ou a empresa se negue a trocar o produto ou devolver seu dinheiro você pode abrir uma queixa no Reclame AQUI, assim você se junta àqueles que também tiveram problemas com a mesma companhia e alerta e avisa outros possíveis clientes, podendo impedi-los de fechar negócios com a empresa.



Se ainda assim não tiver uma solução para o seu problema, procure um órgão de defesa do consumidor ou faça uma denúncia para a Vigilância Sanitária. Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, “o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária do seu Estado ou Município. Ainda, ligar para o 0800 da Anvisa: 0800 642.97.82 e/ou enviar e-mail para ouvidoria@anvisa.gov.br”. 










Link encurtado: http://adf.ly/1KcxzA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02