VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sexta-feira, 10 de julho de 2015

IBM quebra a barreira dos 7 nanômetros

Leandro Souza // sexta, 10/07/2015 09:35

A IBM anunciou esta semana a criação do primeiro chip funcional de 7 nanômetros, quebrando a barreira dos 10 nanômetros, até então o padrão de inovação no segmento de placas para computador.


IBM apresenta seus novos chips. Foto: divulgação.

Segundo destaca o ARS Technica, o novo produto foi desenvolvido pela Big Blue em parceria com a GlobalFoundries, Samsung, Universidade do Estado de Nova York (SUNY), e outras fabricantes, usando pela primeira vez uma liga de siício e germânio, ao invés de apenas o tradicional silício.

Além da redução em tamanho, os fabricantes atestam que o chip também tem ganhos com sua menor área de superfície, com aumento de eficiência energética e performance de "no mínimo 50%".

Segundo analistas, se esta alegação se confirmar, o ganho de qualidade sobre os chips de 14nm (atual padrão nos produtos atuais) será ainda mais evidente quando a novidade chegar aos consumidores.

Na parte dos materiais utilizados, a adição do germânio ao silício aumenta a mobilidade dos elétrons, o que aumenta o desempenho dos menores transístores. Para otimizar esta parte, o novo chip também utiliza litografia EUV, algo inédito no segmento.

Apesar das inovações divulgadas, a IBM não deu outros detalhes sobre o novo chip e sua viabilidade comercial, fator que pode ser uma pedra no sapato de gigantes como Intel e TSMC.

Segundo a IBM, o padrão de 7nm desenvolvido pela Big Blue e parceiros tem como meta ser enquadrado nos requerimentos de tecnologia para ser usado em produtos.

A dúvida vem da parte de custos, já que no acelerado movimento de redução de chips nos últimos anos - desde os de 28nm - o aumento de complexidade na arquitetura destas placas afetou a redução do preço.

"Sabemos que não é a diminuição de tamanho que faz a próxima geração de chips mais barata. Mas se tratando dos ganhos em performance e energia que temos com os chips de 7nm, esperamos que a relação custo-benefício torne essa uma tecnologia viável", afirmou Mukesh V. Khare, líder de pesquisa da IBM para processos sub-10nm.

Para os analistas, agora só resta esperar. No momento, os chips de 10nm estão começando a entrar em produção de larga escala, então ainda é cedo para contar com uma presença dos chips abaixo deste tamanho por enquanto.

Entretanto, fontes de mercado revelaram esta semana que a Intel está enfrentando problemas com sua tecnologia de 10nm, prevista para chegar aos fabricantes de dispositivos em 2016.

"Se a IBM e seus amigos conseguirem de fato levar 10nm e depois 7nm aos fabricantes com habilidade, a liderança da Intel no mercado de chips finalmente terá uma concorrência à altura", finalizou Sebastian Anthony, do ARS Technica.







Link encurtado: http://adf.ly/1KY7ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02