VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Desemprego e número de desocupados batem recorde no trimestre encerrado em maio, diz IBGE

quinta-feira, 9 de julho de 2015 11:37 BRT




Por Rodrigo Viga Gaier e Marcela Ayres

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIa (Reuters) - A taxa de desemprego do Brasil subiu a 8,1 por cento no trimestre encerrado em maio, a mais alta da séria histórica iniciada em 2012, influenciada pela procura por vagas e redução de postos em meio ao cenário de inflação elevada e economia cambaleante, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

O número divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou avanço de 0,1 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em abril.

No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego havia marcado 7,0 por cento, e no trimestre até fevereiro --que corresponde aos três meses imediatamente anteriores ao período anunciado--, foi de 7,4 por cento.

Segundo o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, houve aumento sobretudo da procura por trabalho em maio, mas sem abertura suficiente de postos para atender à demanda.

Os dados da Pnad Contínua Mensal mostraram que no trimestre até maio o número de desocupados, que inclui aqueles que tomaram alguma providência para conseguir trabalho, subiu 10,2 por cento ante os três meses encerrados em fevereiro, atingindo 8,157 milhões de pessoas - maior patamar da série histórica.

"Você tem pressão no mercado, as pessoas estão procurando, mas elas não estão conseguindo. Isso mostra o momento difícil do mercado de trabalho", afirmou Azeredo.

A população ocupada também teve queda de 0,2 por cento nos três meses até maio, para 92,104 milhões de pessoas. O nível de ocupação, que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar, recuou para 56,2 por cento no trimestre até maio, ante 56,4 por cento nos três meses até fevereiro.

O IBGE usa a comparação com o trimestre imediatamente anterior ao período anunciado para evitar repetição de dados relativos aos meses anteriores. 

Em coletiva de imprensa, Azeredo destacou que em meio à perda de emprego também houve aumento do número de empregadores e de pessoas que trabalham por conta própria.

"O trabalhador está perdendo a estabilidade e precisa se virar para ganhar a vida", disse o coordenador da pesquisa, chamando atenção para as semelhanças entre este movimento e o visto em 2003 e 2004, quando o crescimento econômico também não era favorável.

"O cenário é preocupante porque se vê perda do emprego com carteira, sem a proteção de férias, 13º, fundo de garantia e outros benefícios. Como empregador ou conta própria não há a mesma qualidade de emprego", completou.


RENDIMENTO

O rendimento real dos trabalhadores, segundo o IBGE, caiu 0,7 por cento entre o trimestre encerrado em maio e o trimestre encerrado em fevereiro, para 1.863 reais.

A Pnad Contínua tem abrangência nacional e vai substituir a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que leva em consideração dados apurados apenas em seis regiões metropolitanas do país. No último dado informado da PME, o desemprego subiu em maio ao nível mais alto em quase cinco anos, a 6,7 por cento.

O mercado de trabalho brasileiro vem refletindo a situação econômica do país, com aperto de crédito, inflação alta e expectativa de contração econômica neste ano.

Em maio, o Brasil fechou 115.599 vagas formais de trabalho, no pior resultado para o mês já visto, segundo dados mais recentes do Ministério do Trabalho.







Link encurtado: http://adf.ly/1KVd9w

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02