Reunida em Roma com o primeiro-ministro Matteo Renzi, Dilma Rousseff elogia país europeu, “capaz de construir um tecido social complexo com as pequenas e médias empresas”; presidenta convida empresários italianos para participar de novo ciclo de investimentos
por Portal BrasilPublicado: 10/07/2015 00h00Última modificação: 10/07/2015 16h28
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff, ao lado do primeiro ministro da Itália, Matteo Renzi, após reunião em Roma.
Cumprindo a nova etapa da agenda de compromissos internacionais, a presidenta Dilma Rousseff reuniu-se nesta sexta-feira (10) com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, em Roma. Na pauta do encontro, a assinatura de acordos nas áreas de comércio, investimentos, defesa, educação, além de parcerias envolvendo pequenas e médias empresas. Pela manhã, a presidenta foi recebida pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, com quem almoçou.
Em declaração à imprensa após a reunião, Dilma Rousseff ressaltou a importância dos laços históricos entre Brasil e Itália, lembrando que cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes do país europeu. “A Itália é uma parte indissociável da nossa nacionalidade”, disse a presidenta.
Dilma afirmou que os dois países compartilham valores como a preocupação com as mudanças climáticas, o respeito aos direitos humanos e a necessidade de os países promoverem a inclusão social e a prosperidade econômica das nações.
Os dois países assinaram acordos de ação conjunta que abrangem a área de investimentos, comércio, indústria, defesa, energia, cultura e educação. Dilma Rousseff afirmou que foram discutidas novas oportunidades em infraestrutura, com a abertura para investimentos em ferrovias, rodovias, portos e aeroportos.
“Eu convidei todos os empresários italianos a intensificarem sua presença no Brasil por meio da participação da nova fase do programa [de investimentos em logística]”, anunciou a presidenta, observando que a Itália é conhecida pela alta capacidade na área de infraestrutura e de pequenas e médias empresas.
Para Dilma Rousseff, o Brasil tem muito a aprender com a Itália, “um país que foi capaz de construir um tecido social complexo com as pequenas e médias empresas”. Ainda de acordo com a presidenta, “o que acertamos hoje é que nossas relações se darão no mais alto nível”.
A presidenta afirmou ainda ter convidado primeiro-ministro Matteo Renzi para visitar o Brasil ainda em 2015. “Nós o receberemos de braços abertos e acredito que será importante porque será um evento de estreitamento das relações”, disse Dilma.
BRICS e EXPO Milão 2015
Dilma destacou que falou ao primeiro-ministro sobre a importância da reunião de cúpula do BRICS, com criação de um novo banco de desenvolvimento e o Acordo Contingente de Reservas que foi assinado entre os bancos centrais dos cincos países Brics. "Eu disse para o primeiro-ministro da importância para nós todos do processo de incremento nos recursos para investimentos em infraestrutura e atividades produtivas", observou.
Dilma Rousseff falou ainda sobre a importância da EXPO Milão 2015, evento de tecnologia e inovação do qual ela participará neste sábado (11), em Milão. O tema desta edição é “Alimentar o Planeta – Energia para a Vida”. Segundo Rousseff, o tema da alimentação é caro ao País e será uma oportunidade para apresentar programas brasileiros de combate à fome e inclusão social, além do desenvolvimento de tecnologias para aumentar a produção de alimentos de modo a atender às demandas mundiais com sustentabilidade.
Fonte: Portal Brasil
Texto retirado do site: http://www.brasil.gov.br/governo/2015/07/brasil-e-italia-assinam-acordos-para-impulsionar-crescimento
Link encurtado: http://adf.ly/1Kd0zL
Nenhum comentário:
Postar um comentário