VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Planeta tem mais água doce que o necessário, afirma geólogo


QUINTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2015, 11H12MODIFICADO: 
QUINTA-FEIRA, 4 DE JUNHO DE 2015, 15H42

Geólogo afirma que o Brasil tem reservatório subterrâneo de água suficiente para abastecer o país por um século, mesmo sem chuvas

André Cunha
Da redação

O brasileiro ficou bem preocupado neste ano (e continua preocupado), assistindo a crise no abastecimento de água que atinge, especialmente, o Sudeste do país. Muito se tem falado que a água é escassa, que podemos não tê-la no futuro como temos agora.

No entanto, o Geólogo e presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Cláudio Oliveira, explicou ao noticias.cancaonova.com que a crise hídrica não é exatamente aquilo que temos ouvido, nem mesmo como menciona a Organização das Nações Unidas (ONU). Para ele, “as nossas demandas são muito inferiores à quantidade de água que temos à disposição”.

Para entender a afirmação, vamos citar alguns dados. Primeiro: o cientista britânico, John Anthony Allan, da King’s College de Londres, disse que a humanidade consome 8 mil km³ de água por ano. Segundo: o volume de chuva, de acordo com Cláudio, é de 48 mil km³, também por ano. Ou seja, quatro vezes maior que a média de consumo no planeta.

Cláudio explica que toda a água doce disponível na Terra vem da chuva. Trata-se da água do mar dessalinizada no processo de evaporação feito pelos raios solares (clico hidrológico). Essa água é filtrada pelo solo e armazenada nos compartimentos subterrâneos, também chamados de aquíferos.



O acesso aos Aquíferos se dá através da perfuração de poços tubulares (popularmente conhecidos como poços artesianos), com a finalidade de captação das águas subterrâneas / Ilustração: Abas

A ONU afirma que há escassez de água no Planeta, porém, Cláudio explica que esse cálculo da ONU e dos meios técnicos utiliza apenas o volume de águas da superfície, sem contar com os recursos dos aquíferos.

“Veja o tremendo erro que a ONU comete. Todo o volume de água da superfície é simplesmente um centésimo do volume de água que existe no subsolo”, afirmou o especialista.

O Aquífero Guarani, por exemplo, é considerado o maior reservatório de água doce do mundo, e tem sua maior parte no Brasil, que o divide com alguns países da América Latina. Cláudio afirma que este reservatório teria “água para suprir o Brasil inteiro, no mínimo, por um século, se não chovesse mais”.

Por este e outros motivos, ele enfatiza: “nós vivemos num país que tem muita água. Quem dessaliniza água do mar são os países do Oriente Médio. Vamos aproveitar a nossa água enquanto ela está boa”.

Então, como explicar a crise hídrica?

De acordo com o geólogo, o que acontece é que nas regiões onde há pouca água superficial disponível, o recurso hídrico subterrâneo também é crítico devido às áreas territoriais. Uma situação que piora com a urbanização e a grande concentração de pessoas, como é o caso do Sudeste. Então, para estas regiões, as águas subterrâneas podem ajudar, mas não servir de “salvadoras da pátria”.

“Na realidade, a única alternativa que passa pela cabeça dos gestores é a água subterrânea, mas é aí que começa o problema, porque eles vêm esta água como a salvadora da pátria. Ela até pode ser, mas não por completo, como em São Paulo”.

Ao mesmo tempo, o especialista alerta que é preciso ações dos governos para que água subterrânea disponível em outras regiões chegue àquelas onde há escassez . “Nova York, por exemplo, também não está em cima de uma região produtora de água, mas tem túneis de mais de 100 km trazendo água de lagos e represas”.

“Nós temos potencial, mas os meios de comunicação e os meios gestores (que são estaduais) não sabem dessa potencialidade. Na verdade, tem todo um mecanismo de proteção de mercado. Não é mais gestão de recursos hídricos subterrâneos; as concessionárias públicas tentam manter a hegemonia e não querem a concorrência das formas alternativas”, denunciou.

Todavia, o geólogo Cláudio Oliveira reitera que estes recursos têm que ser administrado, mapeados e calculados – trabalho normalmente realizado pelos governos estaduais – para saber quanto está sendo utilizado, e não haver uso indiscriminado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02