VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Índice de preços recua 1,4% em maio e alcança menor nível desde 2009

04/06/2015 12h22

AE

São Paulo (04)

O índice mensal de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado nesta quinta-feira, apresentou queda de 1,4% em maio na comparação com abril, para 166,8 pontos. O resultado representa uma retração de 20,7% ante o apurado em igual mês do ano passado. Segundo a organização, este é o menor nível desde setembro de 2009.

O Índice de Preços de Alimentos da FAO acompanha cinco grupos de commodities em mercados internacionais: cereais, carnes, laticínios, óleos vegetais e açúcar. A queda foi generalizada, com exceção de carnes.

O grupo dos cereais foi o que registrou a maior queda no período com retração de 3,8% em maio ante o mês anterior, para 160,8 pontos. Na comparação anual, o segmento acumula perdas de 22,4%. Segundo a FAO, amplos estoques combinados com perspectivas de boas colheitas neste ano mantiveram os preços internacionais sob pressão. A média de maio foi a mais baixa desde julho de 2010.

Os preços dos laticínios registraram retração de 2,9% em maio na margem, para 167,5 pontos. Segundo a FAO, a queda foi puxada pelo leite em pó e pela manteiga, enquanto que o queijo permaneceu estável. O recuo reflete grandes estoques na Nova Zelândia e o acúmulo de entregas para exportação na Europa, com a produção no Hemisfério Norte em seu pico sazonal. A incerteza sobre a demanda chinesa durante 2015 também continua pressionando o mercado, embora os preços mais baixos tenham estimulado o interesse do comprador no Oriente Médio e norte da África.

O índice de carnes alcançou 171 pontos em maio, recuo de 1,0% ante abril. No caso das aves, os preços permaneceram praticamente estáveis. Uma das causas apontadas pela FAO é o surto de gripe aviária nos Estados Unidos que levou a uma série de países a banir a importação norte-americana.

O subíndice de açúcar teve alta de 2%, para 189,3 pontos. O avanço em maio, que representa uma recuperação significativa desde outubro do ano passado, se deve principalmente a um começo mais lento da moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, segundo a FAO. No entanto, os preços do demerara seguem sob pressão com amplos estoques e previsões de safra robusta em 2014/15.

O índice de óleos vegetais também avançou no período. A alta foi de 2,6%, para 154,1 pontos. O avanço foi liderado pela alta nos preços dos derivados de palma e de soja. O óleo de palma vem sendo sustentando pelos temores de ocorrência de El Niño no sul da Ásia, concluiu a FAO.

(Camila Turtelli, camila.turtelli@estadao.com)

AE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02