VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

terça-feira, 9 de junho de 2015

EPE prevê que demanda máxima de gás crescerá 47% e oferta subirá 49% até 2024

09/06/2015 16h55

Antonio Pita

Rio

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, apresentou na tarde desta terça-feira, 09, estudos preliminares sobre a demanda e oferta de gás natural no País para os próximos 10 anos. Segundo ele, haverá alta no excedente de gás ofertado, uma vez que, até 2024, a demanda máxima crescerá 47% e a oferta máxima, considerando três novos projetos de terminais de regaseificação, subirá 49%.

"O aumento da oferta será provocado pela produção do pré-sal mais os novos terminais de gás que estão previstos para 2020, o que vai ampliar a oferta potencial de gás na malha", afirmou Tolmasquim. Segundo eles, os três novos terminais privados de Rio Grande (RS), Suape (PE) e Sergipe somarão uma oferta de 47,5 milhões de metros cúbicos por dia.

O terminal de Rio Grande também deverá contar com um gasoduto, segundo proposta apresentada pela iniciativa privada. O desafio, segundo Tolmasquim, é garantir uma empresa carregadora, responsável pela carga transportada no gasoduto. Garantida essa condição, o leilão da capacidade do gasoduto poderia ocorrer já no início de 2016.

"Para fazer o gasoduto, é preciso garantir o carregador para comprar o gás transportado. Aí o problema é o preço, a variável chave para viabilizar mercado para todo o gás excedente e que ainda não está muito claro", afirmou Tolmasquim.

Segundo ele, a oferta excedente de gás virá também da ampliação da produção do pré-sal, que dobrará a produção total de barris de óleo no País até 2024. Na apresentação, Tolmasquim indicou que a produção no Campo de Libra será iniciada em 2020. O prazo é mais dilatado que as projeções da Petrobras, que espera iniciar a produção no primeiro campo do pré-sal já em 2018 e alcançar a marca de 4 bilhões de barris em 2020.

"Os prazos foram adiados, mas o nosso planejamento é mais genérico que o da Petrobras. É uma hipótese nossa, apenas uma amostra da ordem de grandeza", contemporizou Tolmasquim. Ele ressaltou que os dados são preliminares e que os estudos ainda passarão pelo Ministério de Minas e Energia e por audiências públicas, a partir de agosto. Antes, a Petrobras deverá atualizar suas projeções no novo plano de negócios, aguardado ainda este mês.

A EPE também divulgou as projeções de alta de demanda de consumo de gás até 2024. A indústria deverá crescer em 2,4% o consumo e o setor residencial, 6,7%. Na média de todos os setores, o crescimento deverá ficar em 3,7% nos próximos 10 anos.

Concessões

Tolmasquim confirmou que o governo estuda novas concessões de distribuidoras de energia elétricas do País. Segundo ele, nem todas as empresas do sistema Eletrobras serão ofertadas à iniciativa privada.

"Vamos ter concessões de distribuidoras. Estão sendo estudadas ainda. Será analisado caso a caso, provavelmente não serão todas concedidas", afirmou Tolmasquim.

O executivo afirmou ainda que os preços atuais estabelecidos nos leilões seguem as condições de mercado e são revisados periodicamente.

Tapajós

Adiado em outubro de 2014, o leilão de energia da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, corre o risco de não acontecer em função dos impactos às comunidades indígenas locais, avalia Tolmasquim. Segundo ele, apesar da importância do projeto, a "palavra final" é dos órgãos ambientais.

"Esse risco (de não acontecer) tem. Para o suprimento energético do Brasil é importante que tenha esse empreendimento, mas a palavra final é da área ambiental", afirmou Tolmasquim.

Segundo ele, a "questão indígena" é o grande tema em discussão atualmente no projeto, que já foi alterado outras vezes para mitigar os impactos sociais do projeto localizado no Rio Tapajós, no Pará. Como em Belo Monte, a construção e operação da usina vão afetar populações indígenas tradicionais que vivem em reservas da região. "Tenho esperança (de que o leilão) que ocorra. Provavelmente, ficará para 2016", completou Tolmasquim.

Tapajós terá potência de 8 mil MW e deverá custar cerca de R$ 30 bilhões.

AE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02