Engenharia é:
26 de fevereiro de 2015
O que seria de nossas vidas sem o WiFi? Em uma palavra: tédio.
Pois muito bem, com o advento da tecnologia sem fio, nós podemos usar nossos notebooks, tablets e smartphones em qualquer canto da casa. Maaaasssss, nem tudo é maravilha, pode ser que você sai da sua sala e vai para a cozinha e a qualidade do sinal piora ou até mesmo nem chega o sinal por ali emitidos dos roteadores.
Quem usa o WiFi em casa, está cansado de saber que tem aqueles lugarzinhos que o WiFi nem sonha em chegar. Muitas vezes colocamos a culpa no provedor de internet – pode ser que seja – mas o problema está dentro de casa mesmo. Para tanto, há algumas alternativas que realmente na pratica, podem melhorar e muito a eficácia do sinal.
Separamos 4 soluções. Confira abaixo:
1 – Atualizar o seu roteador
Se você está tendo muitas dificuldades com a sua rede sem fio, seja na conexão ou na qualidade do sinal, atualizar o software de seu roteador pode minimizar estes problemas.
Mas vale ressaltar que você acesse o site do fabricante e procure pelo modelo do seu roteador. Se houver, baixe a atualização, acesse o dispositivo através do navegador e faça o upgrade de firmware. O Tecmundo te ensina como configurar isso.
Mas se o problema é o hardware, é preciso dedicar um pouco mais para atualizar seu dispositivo. Como muitos consumidores recebem o roteador da empresa de telefonia que está oferecendo o serviço de internet, trocar o aparelho por conta própria nem sempre é uma boa opção. Nestes casos, recomendamos que você ligue para a companhia e verifique se não há um modelo mais recente do seu equipamento e como trocá-lo.
Mas caso o roteador seja seu, comprar um melhor não vai ser um grande problema. Porem recomendamos o Roteador Wireless 300Mbps 941ND da TP-Link – clique aqui para conhecer o produto. ( Aproveite que está bem barato e tem 36 meses de garantia oferecida pela fabricante).
2 – Realocar o roteador
Mesmo que a dica seja pareça ser um “senso-comum”, há algumas sugestões novas e valiosas que podem resolver o problema de posicionamento do roteador sem fio. Uma delas é o WiFi Solver FDTD, um aplicativo para Android que ajuda as pessoas a encontrarem o melhor lugar para colocar o dispositivo.
3 – Usar repetidores
Os repetidores podem ser a solução, mas apenas em casos específicos. Apenas como um ”aumentador” do sinal, os repetidores apenas retransmitem o que é captado pelo roteador principal. Apesar de favorecerem a qualidade da rede transmitida, a velocidade nem sempre é satisfatória. É como se o seu notebook estivesse com todas as “barrinhas do WiFi” preenchidas, mas navegando em uma internet, digamos que lenta.
Configurá-lo, entretanto, geralmente não é uma tarefa difícil. Basta plugá-lo na tomada, conectá-lo através de um cabo de rede (que geralmente acompanha o produto) a um computador, acessar as suas configurações e colocá-lo como um repetidor de sinal. Os dados para acesso do aparelho geralmente estão localizados na parte de fora. Recomendamos o Roteador e Repetidor Cloud DIR-505 – D-Link – clique aqui para conhecer o produto. ( Tem 36 meses de garantia oferecida pela fabricante).
Outra solução, são os adaptadores Powerline, dispositivos que aproveitam a rede elétrica para transmitir dados simultaneamente à energia. Geralmente composto de dois aparelhos, um deles é conectado ao roteador e envia o sinal para os fios da rede elétrica. O outro, plugado em uma tomada distante, envia os dados para os computadores conectados a ele.
TL-WPA281KIT da TP-Link.
TL-WPA281KIT da TP-Link.
4 – Dicas tradicionais
Algumas dicas tradicionais também devem ser levadas em consideração se você quiser levar a rede WiFi para todos os cantos da sua casa. Uma delas é buscar um canal de transmissão que esteja liberado e que favoreça o sinal de sua internet. O Wi-Fi Analyser, para Android, pode ajudar.
Tirar do caminho aparelhos que causam interferência, como fornos de micro-ondas e telefones sem fio, e evitar obstáculos e barreiras físicas também são essenciais para melhorar a qualidade do sinal nos cômodos. E não se esqueça de atualizar o driver do adaptador de rede do seu computador e verificar se não há espertinhos roubando a sua conexão WiFi.
De acordo com Gizmodo/David Nield e NZN
Texto retirado do site: http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/melhorar-o-sinal-do-wifi/
Nenhum comentário:
Postar um comentário