VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Confiança dos comerciantes na economia é crítica, aponta CNC

Índice medido recuou 8,2% em abril, em relação a março, atingindo piso histórico.

7 MAI2015

22h51

atualizado em 8/5/2015 às 11h09

A avaliação das condições econômicas correntes e o desempenho do comércio no início do ano levaram o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a alcançar novo piso histórico de baixa. 


Número de empresários com estoque é o maior da série históricaFoto: Oli Scarff / Getty Images

O Icec recuou 8,2% em abril, em comparação a março, atingindo 87,2 pontos. De acordo com a pesquisa divulgada na quinta-feira (7) pela CNC, é a primeira vez que a percepção das empresas está negativa, há dois meses abaixo da mediana de 100 pontos. Em relação a abril do ano passado, a queda foi 25,1%, mostrando retração pelo oitavo mês seguido.

O resultado do Icec significa que a maioria dos empresários do setor está tendo avaliação predominantemente negativa da economia para os próximos meses. A avaliação deles, em relação ao desempenho econômico do país, indica queda anual de 60,9%. Outro termômetro importante desse comportamento é o item relativo a estoques. A quantidade de empresários com estoques acima do desejado é a maior da série histórica: 28,5%. “Está sobrando estoque”, disse o economista Fabio Bentes, da CNC, lembrando que na mesma época do ano passado só 23% dos empresários acusavam estoques altos.

Fabio Bentes avaliou que é muito simples fazer a analogia da decepção dos empresários do comércio com o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), por exemplo, uma vez que a expectativa atual para o desempenho do PIB é de queda entre 1% e 1,5%, quando há um ano se esperava alta de 1,8% do PIB de 2015. “Houve grande decepção”, enfatizou.

Bentes destacou também que o comércio teve o pior início de ano desde 2003, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “As vendas estão caindo. No primeiro bimestre, a queda atingiu 1,2%, o que não acontecia desde 2003”. Reforçam a redução do faturamento do comércio os dados do Índice de Atividade do Comércio, divulgados hoje pela Serasa Experian (banco de dados que centraliza serviços de bancos e demais entidades financeiras). Eles apontam que o número de consultas feitas à base de dados da entidade, por lojas comerciais, subiu 1,2% no quadrimestre, comparado ao mesmo período de 2014.

O economista da CNC informou que esse é também o pior resultado para o período, desde 2002, quando houve queda de 6,8% nas consultas. No ano passado, as consultas ao Serasa subiram 3,8%. Embora não sejam informações financeiras, Bentes avaliou que os dados servem como termômetro do comércio, e acrescentou que os dois fatores negativos (decepção com o cenário econômico e desempenho da atividade do comércio) “contaminaram o índice de confiança da CNC como um todo”.

Todos os indicadores do Icec estão no seu piso histórico, revelando movimento compatível com o momento atual do varejo, salientou Bentes. Em termos de contratações, pela primeira vez, o Icec não considera uma possível geração de empregos no comércio. Ao contrário, a perspectiva da CNC para este ano é de encolhimento de 1,1% no pessoal ocupado, em comparação a 2014. “Deve fechar mais vagas do que criar, em um ano em que nossa previsão é de crescimento do faturamento, o comércio, próximo de 0%”, segundo ele.

Bentes advertiu que se as coisas não melhorarem já nos próximos meses, a entidade pode vir com uma previsão negativa. As projeções são de que as vendas do comércio crescerão este ano 0,3% para o varejo restrito, apresentando queda de 5,2% para o chamado varejo ampliado, que inclui material de construção e comércio automotivo. “Hoje, o viés que a gente coloca é de baixa”, ressaltou.

A tendência de retração da atividade comercial é confirmada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. As consultas ao banco de dados da entidade, que indica o movimento do comércio, caíram 1,2% em abril, enquanto a inadimplência aumentou 1,4% em relação ao mesmo mês de 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02