VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sábado, 28 de maio de 2016

Distonia: conheça os mitos e verdades da doença que compromete o sistema neurológico

11/11/2010 - 15h20min


Problema faz com que o paciente tenha espasmos e contrações involuntárias

Movimentos bruscos e involuntários dos membros, espasmos no pescoço e nos braços, tremores nas mãos e piscadas repetidas dos olhos. Essas são algumas das reações que, diariamente, acompanham a vida de mais de meio milhão de pessoas com distonia no país. O problema atinge 3,4 em cada 100 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. 

O neurologista Flávio Sekeff Sallem, do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) explica que distonia é uma doença neurológica, que produz contrações musculares involuntárias em determinadas regiões do corpo. Segundo ele, a semelhança nos sintomas faz com que o problema seja confundido com o popular “tique nervoso”, que é manifestação semi-involuntária em que a pessoa consegue controlar o gesto. 


Abaixo, Sallem fala sobre os principais mitos e verdades sobre o problema: 

:: A distonia pode estar associada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)? 

Flávio Sekeff Sallem: Estas são duas condições relativamente comuns e podem ocorrer em um mesmo paciente, sem necessariamente haver relação entre elas. Mas em casos de TOC, o paciente que recebe medicações psiquiátricas pode apresentar quadros de distonia, quer sejam auto-limitados (distonias agudas) ou crônicos (distonia tardia). 

:: O problema atinge somente as mulheres? 

Sallem: Não. O problema atinge pessoas de todos os sexos, idades, classes sociais e raças. 

:: Se a doença não for tratada, pode prejudicar atividades simples do dia a dia como andar, dirigir, escovar os dentes e se alimentar? 

Salem: Há casos em que desde o começo já existe este prejuízo das atividades diárias. Em outros, o quadro pode ser benigno a ponto de não levar a grandes prejuízos, mesmo quando não tratados. Há ainda casos em que doença evolui para grandes perdas funcionais. 

:: Ela tem cura? 

Sallem: Sendo uma doença de múltiplas causas, a maior parte é incurável, dependendo da causa apresentada. As distonias causadas por medicações podem desaparecer sozinhas ou com uso de remédios apropriados. Já a distonia, que acompanha casos de paralisia cerebral, não tem cura. Distonias pós-derrames cerebrais ou secundárias, as lesões cerebrais variadas podem raramente melhorar sozinhas. As distonias primárias, ou seja, sem causa definida e sem lesão cerebral ou medular, raramente podem melhorar ou mesmo desaparecer sozinhas ou com o uso de medicações, como a toxina botulínica. 

:: Existe tratamento para controlar a distonia? 

Sallem: Há vários tratamentos, clínicos e cirúrgicos. O procedimento clínico mais importante, dependendo da extensão da lesão, é a toxina botulínica tipo A. Ela é considerada a medicação “padrão ouro” para o tratamento das distonias. Sua ação é sobre a placa motora, onde o nervo encontra o músculo, bloqueando a liberação de neurotransmissores. 

:: Quem tem distonia perde a total comunicação e a locomoção? 

Sallem: Nem sempre. Há casos onde isso ocorre como nas distonias de membros inferiores, generalizadas ou distonias da região oro-lingual. 

:: A doença impossibilita a pessoa de trabalhar? 

Sallem: Em alguns casos sim, como nas distonias generalizadas. Em outros casos, existem pacientes que não só trabalham, como praticam esportes. 

:: É um problema hereditário? 

Sallem: Alguns casos sim, mas a maior parte é primária sem história familiar, ou secundária a medicações ou lesões cerebrais.







Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02