VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sucesso nas finanças: é hora de planejar a economia doméstica

Por O Dia | 17/02/2016 12:14 - Atualizada às 17/02/2016 12:15

Buscar fazer economia no orçamento doméstico é um ponto importante para manter o investimento na educação dos filhos



iStock

Muitas famílias tiveram que recorrer ao parcelamento do cartão de crédito ou cheque especial

Com o início do ano letivo, também começa o pesadelo dos pais que possuem filhos em idade escolar. A lista de material já causou um impacto financeiro grande no orçamento familiar. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), houve aumento de 10% no material escolar em 2016.

Para bancar a lista, muitas famílias tiveram que recorrer ao parcelamento do cartão de crédito ou cheque especial. Outras ainda fizeram uso de empréstimos ou da poupança. Agora, o momento é de calcular os gastos e de fazer planejamento financeiro. Deve-se buscar economia no orçamento doméstico para manter o investimento na educação dos filhos. 

O carnaval acabou e agora é hora de encarar a realidade. Tenho dois filhos no Ensino Fundamental e já gastei muito dinheiro com material escolar. Estou assustado com as próximas despesas. Como posso me planejar para economizar durante o ano letivo?, João, por e-mail.

Um bom planejamento financeiro começa pelo levantamento de recursos disponíveis, que é o dinheiro que você recebe, e das obrigações — o que precisa ser pago. Sempre faça o levantamento das obrigações na ordem de prioridade de pagamento, ou seja, o que não pode deixar de ser feito.

Alguns exemplos são o pagamento da escola, alimentação, aluguel, plano de saúde e assim por diante.Outra iniciativa que costuma dar resultado é impor limitadores para algumas despesas. No caso das compras de alimentação do mês, faça uma lista antes de ir ao mercado, sempre verificando o que tem dentro de casa. Não sabote sua lista. Compare preços de produtos de marcas diferentes. E, claro, procure aproveitar sempre as promoções do dia.

Prepare-se antes de fazer as compras. Faça uma pesquisa do produto que irá comprar pelo menos em três lojas, em busca do melhor preço e condições de pagamento – seja à vista ou a prazo. Saber “pechinchar” é uma arte ao alcance de todos.

O e-commerce, que é a compra pela internet, é uma excelente alternativa de economia nos dias atuais, pois quase sempre cobre os preços adotados pelas lojas físicas. Isso ocorre porque a loja virtual não tem certos custos logísticos.

Transforme o velho em novo, recicle, reforme. Troque o tecido do conjunto de estofado da sala, pinte a geladeira e freezer. Já pensou em fazer um curso de artesanato e pintar os móveis da sua casa? São alternativas econômicas.

O transporte escolar dos filhos também pode ser revisto. Veja com os demais pais que moram próximos a você um sistema de rodízio para levar e buscar no colégio. Além de economizar, você estará criando um ambiente de integração divertido – uma lição de vida em sociedade para seus filhos.

Roberto Dias do Amaral é coordenador em Ciências Contábeis da Estácio de Sá.

Fonte: O Dia





Matéria retirada do site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02