VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

sábado, 30 de janeiro de 2016

Japão não consegue aumentar a inflação - e adota juros negativos

BC japonês surpreende e corta a taxa básica do país, levando-a para território negativo pela primeira vez; deflação é um problema para o Japão desde os anos 90

29/01/2016 às 10:45 - Atualizado em 29/01/2016 às 11:02

O

 presidente do BC japonês, Haruhiko Kuroda(Toru Hanai/Reuters)


O banco central do Japão cortou inesperadamente a taxa de juros para território negativo nesta sexta-feira, surpreendendo os investidores com outra medida audaciosa para reanimar a economia num cenário em que os mercados instáveis e a desaceleração do crescimento global ameaçam seus esforços para superar a deflação.

Por cinco votos a quatro, o BC japonês decidiu apenas cobrar juros de 0,1% em depósitos de conta corrente selecionados que instituições financeiras mantiverem na instituição - o que, na prática, é o juro negativo. Essa política agressiva teve como pioneiro o Banco Central Europeu (BCE). Após a decisão, as bolsas subiram em toda a Ásia, o iene caiu e os títulos soberanos avançaram.

"O importante é mostrar às pessoas que o banco central está comprometido em alcançar inflação de 2% e que vai fazer o que for preciso para alcançar isso", disse o presidente do BC, Haruhiko Kuroda, em entrevista à imprensa após a decisão.

Ao adotar taxa de juros negativa, o Japão está lançando mão de uma nova arma em sua longa batalha contra a deflação, que desde a década de 1990 desencoraja os consumidores a fazerem grandes compras porque esperam que os preços caiam mais. A deflação é considerada como a raiz de duas décadas de mal-estar econômico. Em dezembro, a inflação ao consumidor ficou em apenas 0,1%, apesar dos três anos de impressão de dinheiro agressiva.

Kuroda disse que a terceira maior economia do mundo está se recuperando de forma moderada e que a tendência de preços está subindo de modo firme. "Mas existe o risco de que as recentes quedas nos preços do petróleo, incertezas sobre as economias emergentes, incluindo a China, e instabilidade nos mercados globais possam afetar a confiança empresarial e adiar a erradicação da mentalidade deflacionária do povo", disse ele. "O Banco do Japão decidiu adotar juros negativos (...) para prevenir que tais riscos se materializem."

Afrouxamento - Kuroda disse na semana passada que não pensava em adotar a política monetária de taxa de juros negativa por ora, contando ao Parlamento que mais afrouxamento viria provavelmente na forma de uma expansão de seu programa de compra de ativos.

O banco central também disse em comunicado ao anunciar a decisão que cortará ainda mais a taxa de juros em território negativo, se necessário. "Kuroda tem dito que não pensa que algo assim iria ajudar, então é um pouco surpreendente e é claro que o mercado ficou surpreso com isso", disse o estrategista do CLSA em Tóquio Nichola Smith.

Alguns economistas duvidam que o movimento do banco central se provará eficaz. "Ele (o banco) foi para a defensiva", disse o economista-chefe do Dai-ichi Life Research Institute, Hideo Kumano. "Ele tomou uma decisão não por causa de sua eficácia, mas porque os mercados estão entrando em colapso e ele sente não ter outra opção."

(Com Reuters)






Matéria retirada do site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02