VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Governo refaz política de Segurança da Informação

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/07/2015 ... Convergência Digital

Ligado à Presidência da República, o Gabinete de Segurança Institucional elaborou uma estratégia plurianual de segurança da informação que visa dar ao Brasil “uma robusta capacidade de posicionamento e resposta frente a potenciais quebras de segurança e ameaças cibernéticas”. O plano inicial, com metas graduais até 2018, passa pela criação de um órgão central de segurança e, especialmente, pela “alocação de recursos financeiros, tecnológicos e humanos”.

Nessa direção de um órgão central com “orçamento adequado”, o plano de metas da ‘Estratégia’ prevê em seu cronograma que a partir do próximo ano seja realizado um estudo de viabilidade da criação de carreira de Estado em segurança da informação e defesa cibernética, com sua respectiva estrutura organizacional. A ideia é que tal estudo seja concluído até 2018 para ser apresentado ao governo.

Enquanto isso não acontece, a proposta prevê a criação, já, de uma ‘Câmara Multissetorial de SIC e SegCiber’. Pelo plano, essa Câmara deve ser estabelecida até meados de agosto. Coordenada pelo GSI, ela terá caráter consultivo e deve reunir “no máximo 20 instituições”. O desenho parece inspirado no Comitê Gestor da Internet, visto que teria “55% de representação do governo e os demais distribuídos entre academia, setor privado e terceiro setor”.

A ideia é ter reuniões periódicas de aconselhamento. “Certamente, há que se definir, com base em amplos debates com atores chave do governo, da academia, do setor privado e do terceiro setor, percentual do PIB a ser formalizado como patamar mínimo de investimento em SIC e em SegCiber, de forma a estabelecer um ciclo virtuoso de desenvolvimento em prol da soberania nacional e da segurança institucional como um todo.”

Fragilidades

O documento “Estratégia de segurança da informação e comunicações e de segurança cibernética da administração pública federal 2015-2018” não chega a entrar em minúcias, mas começa por reconhecer as “fragilidades do Brasil frente à espionagem eletrônica internacional” – fraquezas essas diretamente ligadas ao sistema de telecomunicações brasileiro e à “forte dependência externa e ausência de domínio em tecnologias sensíveis de SIC e SegCiber”.

Nem podia ser diferente. Dois anos depois de Edward Snowden detalhar como o Brasil, entre muitos, tem suas comunicações devassadas pelos Estados Unidos, muito pouco se avançou além da retórica indignada. Ou, no palavreado do GSI: “Não obstante os esforços do governo em fortalecer as ações de SIC e de SegCiber, o nível de maturidade ainda encontra-se em patamar aquém do desejado nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal”.

A ‘Estratégia’ alinha metas de elevar essa maturidade, aprimorar a capacitação e a pesquisa em “hardware e algoritmos criptográficos proprietários de Estado”. Mas evidencia que pouco terá sucesso sem que a segurança da informação conquiste “destaque no planejamento, bem como aportes contínuos e adequados de recursos do orçamento federal”. Ainda naquele 2013, o então ministro da Defesa Celso Amorim já explicitava o pouco caso nessa questão: o orçamento era inferior a R$ 400 milhões – um quarto disso contingenciado.

Além de dinheiro, a ‘Estratégia’ defende “o estabelecimento de um órgão central e de um sistema nacional, objetivando a coordenação executiva, o acompanhamento e a avaliação da implantação e execução da Política Nacional de SIC e SegCiber”. Nas 80 páginas do documento não fica explícito onde tal órgão seria ‘pendurado’ no governo, mas os sinais são de que isso seria a partir do próprio GSI – que, afinal, já comanda a parte normativa sobre o tema.

A ausência desse órgão central é exposta em diversas passagens da ‘Estratégia’, associada à “carência do estabelecimento de governança efetiva da SIC e da SegCiber, e da segurança dos ativos de informação críticos”, em contraposição à necessidade de “coordenação executiva de tais temas, de forma sistêmica e participativa”, sempre “somada a ausência de destaque orçamentário específico e adequado ao tamanho do problema”.








Link encurtado: http://adf.ly/1KkHlQ





Muito cacique na defesa cibernética

Deixa eu ver se eu entendi.

O Brasil, que já tem uma super estrutura de defesa cibernética sob o comando do Ministério da Defesa, agora terá outra sob o comando do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República?

E no futuro estuda-se criar um novo “órgão central de segurança”, que supõe-se que centralizará toda a turma num mesmo balaio, mas com o GSI mandando e não o Ministério da Defesa?

É isso?

* Vai dar confusão.

See more at: http://www.capitaldigital.com.br/?p=17139#sthash.9b86d28D.dpuf




Comentário retirado do site: http://www.capitaldigital.com.br/?p=17139

Link encurtado: http://adf.ly/1KkINe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02