VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

VISITE O BLOG RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS

Olá! Visite o Blog RENILTON PFEIFER - CORRETOR DE SEGUROS! http://reniltoncorretor.blogspot.com.br/

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Brasileiro se interessa por ciência e tecnologia e apoia financiamento no setor

CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Estudo

Conclusão foi apontada por pesquisa divulgada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia durante 67ª Reunião Anual da SBPC. Levantamento norteia políticas de popularização da ciência

por Portal BrasilPublicado: 13/07/2015 16h40
Última modificação: 13/07/2015 19h17


Mais da metade da população tem interesse por ciência e tecnologia e apoia o financiamento do setor. Foi o que apontou o estudo da série Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizado pelo Centro de Gestão e Estudo Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O resultado foi apresentado nesta segunda-feira (13) pelo ministro Aldo Rebelo, na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que neste ano acontece em São Carlos (SP).

O percentual de entrevistados que demonstram interesse pela ciência e tecnologia é de 61%, índice comparável às médias dos países que realizaram pesquisa semelhante. Na União Europeia, por exemplo, 53% afirmaram ter interesse por assuntos de C&T. Também segundo o estado, 78% dos entrevistados apoiam a ideia de que devem ser feitos maiores investimento públicos em C&T.

No Brasil, o tema é o quinto que mais atrai a atenção da população – está atrás de Medicina e Saúde (78%), Meio Ambiente (78%), Religião (75%) e Economia (68%). O interesse por C&T é maior que em Arte e Cultura (57%), Esportes (56%), Moda (34%) e Política (27%).

De acordo com o ministro Aldo Rebelo, os dados vão orientar o posicionamento, a ação e as políticas públicas de popularização da ciência e tecnologia (C&T). "Temos um levantamento das nossas virtudes e deficiências relacionadas a C&T. Há expectativa extremamente positiva quanto a função social das pesquisas e há também dados graves, como o baixo nível de informação sobre as ações e iniciativas científicas e tecnológicas", disse o ministro

A sociedade vê a ciência como geradora de resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas. Dos entrevistados, 73% afirmaram que as atividades científicas e tecnológicas trazem mais benefícios do que malefícios para a população e 54% acreditam que só trazem benefícios. Comparados os resultados de enquetes internacionais, o Brasil se destaca como um dos países mais otimistas quanto aos benefícios das atividades de pesquisa e desenvolvimento. A China tem índice igual ao brasileiro (73%), os Estados Unidos (EUA) têm taxa de 67%, Espanha registra média de 64%, seguida de Itália (46%) e França (43%).

A pesquisa teve como base um questionário com 105 perguntas, fechadas e abertas. Foram realizadas 1.962 entrevistas nas cinco regiões do País, no período de 22 de dezembro do ano passado a 16 de março de 2015. Esse é o terceiro estudo coordenado pelo MCTI e quarto em âmbito nacional. Em 1987, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) realizaram a primeira enquete nacional. As fundações de amparo à pesquisa dos Estados de São Paulo (Fapesp) e Minas Gerais (Fapemig) já financiaram estudos locais sobre a percepção pública de ciência e tecnologia.

Acesso à informação é baixo

Apesar do elevado interesse declarado dos brasileiros sobre assuntos de C&T, a pesquisa revela que eles continuam tendo baixo acesso a informações científicas e tecnológicas. A maioria declara que nunca ou quase nunca se informa sobre C&T. A televisão é o meio de comunicação usado por 21% dos entrevistados para adquirir conhecimento sobre as pesquisas. A internet já se aproxima desse patamar, com 18%.

A presidenta da SBPC, Helena Nader, e o presidente do CGEE, Mariano Laplane, se posicionaram quanto ao papel da mídia no processo de popularização da ciência. "Os cadernos sobre ciência e tecnologia estão cada vez menores ou deixando de existir", avaliou Laplane. "Muitas vezes os principais destaques são para o progresso da ciência fora do Brasil. Pouco se fala das conquistas dos nossos cientistas e instituições. A nossa ciência está evoluindo e tem muita produção importantíssima, mas esses resultados não aparecem".

O interesse dos brasileiros por C&T se reflete na confiança dos pesquisadores como fontes confiáveis de informações. O estudo mediu o índice de confiança de dez profissões. Assim como em 2006 e 2010, a confiança nos cientistas foi a mais alta (0,89), ficando à frente do índice dos jornalistas (0,74) e médicos (0,7).

O estudo aponta, ainda, que os brasileiros acreditam que a pesquisa científica é essencial para a indústria, que a experimentação animal deve ser permitida dependendo do caso e a C&T ajuda a diminuir as desigualdades.

Financiamento para ciência e tecnologia

Em palestra Ciência e Pesquisa para soberania, democracia e o bem estar da população, o ministro Aldo Rabelo ressaltou o compromisso do governo federal de dar prioridade a ciência e tecnologia na regulamentação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal e dos esforços da pasta para recompor o orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

"Cinquenta por cento do Fundo foi destinado à educação e saúde e não dá para fazer educação e saúde sem ciência e tecnologia. Estamos fazendo, em parceria com as entidades do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, uma proposta para direcionar a outra parte dos recursos oriundos da exploração do petróleo da camada pré-Sal para as pesquisas e para a ciência. Esse estudo deve estar pronto para ser apresentado até o fim de agosto", adiantou o ministro. "Essa será 

Acesso a pesquisa no site: www.percepcaocti.cgee.org.br



Fonte:









Link encurtado: http://adf.ly/1KkDe5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO - FACULDADE APOGEU EAD 03

chamada geral

Anúncio - Digital Afiliados - Banner do Sistema Multas Detran

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 05

Clique Banner para Anunciantes 03

Clique Banner para Anunciantes texto 12

AFILIE-SE NO IMAGEM FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS

IMAGENS FOLHEADOS PARA AFILIADOS

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS

MONETIZAÇÃO DE WEBSITE OU BLOG BIDVERTISER

Anúncios AnunciAD 02

Sistema Trabalhe em Casa do Clique Banner 02

Clique Banner para Anunciantes 12

Clique Banner para Anunciantes texto 11

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANÚNCIO BIDVERTISER

ANUNCIAD PARA AFILIADOS - MONETIZAÇÃO DE SITES E BLOGS 02