sábado, 11 de julho de 2015

Conta de luz para consumidores da Eletropaulo fica 17% mais cara

30 de Junho de 2015 - 17:16


Os gastos para o consumidor brasileiro não param de subir. Dessa vez, a conta de luz aos clientes residenciais da Eletropaulo, em São Paulo, terá um aumento médio de 17,04% a partir do próximo sábado, dia 4. Para as indústrias, consideradas consumidoras de alta tensão, o reajuste será pouco menor, de 11,73%.Redação


(imagem: Reprodução/Internet)

Atualmente a Eletropaulo atende 6,7 milhões de unidades consumidoras distribuídas em dois municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital. A revisão foi aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira, dia 30.

O índice ficou ligeiramente acima da proposta inicial apresentada pela agência, em maio, de um aumento médio de 15,16%. A proposta passou por audiência pública, foi ajustada e chegou ao valor anunciado hoje.
O que causou o aumento?

A reguladora justificou a elevação das tarifas principalmente nos gastos extras que a Eletropaulo teve com a compra de energia, o aumento dos preços dos contratos de fornecimento elétrico e também com o pagamento do empréstimo para o setor que foi tomado no ano passado. Outros fatores foram considerados, como gastos operacionais, que também tiveram aumento.

Em relação às revisões ocorrem, em média, a cada quatro anos e, quando são aplicadas, substituem o reajuste a que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas, que começou a valer em março.


Nessa revisão extra, que na prática funcionou como um segundo reajuste anual, as contas de luz dos clientes da Eletropaulo já haviam sofrido aumento de 31,9% no começo do ano, o 12º maior entre as 59 distribuidoras do país contempladas.



Fonte: G1/ Folha de São Paulo









Link encurtado: http://adf.ly/1KcyaY

Nenhum comentário:

Postar um comentário